Existe um grande mito, que diz que vendedor já nasce vendedor.

Isso é dito em outras áreas, não somente em vendas. Dizem que empreendedor nasce empreendedor, que líder nasce líder e assim vai. Isso não é completamente verdade.

Dito isso, é possível moldar o caráter e o comportamento das pessoas, desde que elas estejam realmente interessadas em trabalhar na direção da melhoria contínua.

Pronto. Ninguém nasce vendedor, mas é preciso começar a se educar para ser um excelente vendedor. Só assim nascem os vendedores extraordinários.

Os hábitos de vendas que você deve cultivar

Quando falamos sobre educar para ser um bom vendedor, estamos falando sobre desenvolver habilidades e comportamentos.

A primeira parte disso são os comportamentos. Aqui vão alguns comportamentos que você precisa implementar para ser um vendedor extraordinário.

#1. Atuar como um protagonista

Vendedores extraordinários são protagonistas de sua vida, sabem que são o ator central da sua história.

Protagonistas assumem as rédeas da vida e encaram os problemas. Sabem que a culpa sobre qualquer resultado são deles e não de fatores externos que fogem ao controle.

Além disso, atuar como protagonista é não culpar as pessoas por um determinado resultado, ou pela falta dele. A culpa ou mérito é sua e você foi diretamente responsável pelo que obteve com suas ações.

#2. Elevar os seus padrões

Vendedores excepcionais colocam novos padrões de excelência em suas vidas. Como você quer ser enxergado? O que é importante para você?

Isso permite elevar os padrões de tudo que você faz diariamente. Qual o seu padrão de trabalho? Qual o seu padrão de exigência e autocrítica?

São justamente os padrões que você estabelece que farão você ser visto como uma pessoa e um profissional de excelência.

#3. Tenha um modelo mental positivo

Seja positivo. Pense de maneira positiva. Aquela história do copo meio cheio e meio vazio, pode ser uma bobagem para você mas, isso diz muito sobre a sua personalidade e perspectiva sobre as coisas.

Como você explica as coisas para você mesmo? Seu copo está meio cheio, ou meio vazio?

Quando acontece algo bom ou ruim, o que você diz a si mesmo? Olhe para as coisas e tente a tirar o melhor de cada lição, de cada acontecimento, de cada oportunidade.

#4. Tenha metas pessoais arrojadas

Quais são as suas metas de vida? Você se contenta apenas em bater metas, ou quer ultrapassá-las?

Eleve os seus padrões. Se você precisa acordar todo dia às 7h, acorde às 6:30h. Se você como vendedor precisa fazer 10 ligações por dia, faça 11. Se precisa trabalhar até às 17h, fique até às 17:30h.

Eleve os seus padrões, sua rotina. Exija mais de você. Com padrões mais rígidos e coisas mais responsáveis. Se acostume com padrões de excelência do comportamento.

Pessoas com grandes metas geralmente estão 73% mais motivadas do que as pessoas que não têm grandes metas em suas vidas (confira o livro “Hard Goals” do autor Mark Marphy).

#5. Cuidado com as verdades que você conta a si mesmo

Qual é a história que você conta para você mesmo sobre as coisas que acontecem no seu dia-a-dia?

O ser humano está muito mais interessado em estar certo do que ser feliz. Portanto, cuidado com a história que você conta a si mesmo.

É importante contar uma história realista e explicar as coisas como elas são. E não como acreditamos que seja.

#6. Fazer mais do que lhe pedem

Faça sempre mais do que as pessoas esperam ou pedem para você. Se as pessoas pedirem alguma coisa, entregue um pouco a mais.

Se você corre diariamente 100m a mais. Se você treina na academia, treine 20min a mais. Faça mais do que é preciso, mais do que o esperado. Isso cria uma reputação de excelência sobre seu perfil profissional.

Estar sempre preparado para entregar um pouco mais do que as pessoas pedem é de suma importância para que as pessoas enxerguem você como um profissional de excelência.

#7. Afie o seu machado

Sabe aquele ditado que diz para você afiar o seu machado em 99% do tempo e gastar apenas 1% do tempo realmente cortando a árvore?

Então, é isso mesmo. Seu cérebro é o seu machado. Mantenha ele sempre em exercício. Leia, estude converse com outras pessoas, viaje, enriqueça sua cultura com novos pontos de vista.

Isso vai tornar você um profissional mais preparado para lidar e resolver os desafios que vierem pela frente.

#8. Descobrir o que realmente te motiva

O que motiva você? O que faz você levantar da cama todos os dias pela manhã? O que está fazendo com que você continue o que faz com que você tenha um propósito, o motivo pelo qual você vive.

É justamente o seu grande motivador que fará com que você aja. Grandes vendedores têm muito claro em suas cabeças o que lhes motiva e o que faz com que eles se dediquem mais do que os outros para alcançar resultados.

Você sabe responder agora, o que lhe motiva?

#9. Seja grato

Seja agradecido pelas coisas que acontecem ao seu redor. Lembre-se que o seu sucesso é totalmente proporcional ao esforço.

Portanto, não reclame. Seja grato pelas coisas que estão acontecendo com a sua vida. Ajude as pessoas, retribua o que você está alcançando com atitudes e não apenas com palavras de agradecimento.

Profissionais de alta performance são totalmente agradecidos por tudo que alcançam e sempre passam adiante o que alcançam retribuindo à sua sociedade.

#10. Desperte o seu gigante interior

Quem é o gigante adormecido que está dentro de você? Desperte algo grande dentro de você, algo que faça você romper barreiras e limitações.

Busque pelo seu maior potencial. Tente focar no que você quer ser, na sua missão e no seu legado para o mundo, não apenas nos seus desejos.

Lembre-se da história que você quer deixar e desperte todo o potencial adormecido dentro de você para escrever a sua história e deixar um legado.

Hábitos de pessoas extraordinárias

Esses são pequenos hábitos que pessoas realmente extraordinárias praticam todos os dias. Vendedores, esportistas, professores, motoristas, etc.

Pessoas extraordinárias têm, antes de qualquer coisa, um comportamento pessoal extraordinário: uma visão única de mundo que faz com que elas sejam totalmente diferentes do restante ao redor delas.

Só será um profissional melhor quem estiver realmente engajado em ser uma pessoa melhor diariamente. Esse é o segredo que todo profissional que quer atingir resultados extraordinários precisa saber.

Mas isso não resolve todos os problemas, não é mesmo? É preciso também algumas habilidades profissionais. Agora que falamos sobre as habilidades pessoais, vamos complementá-las com as habilidades profissionais.

#1. Esteja preparado para liderar

Isso não significa que você tem que ser o líder. Isso significa que você sabe o que tem que ser feito.

Um vendedor extraordinário sabe o que precisa fazer para vender: movimentar o processo de vendas, da prospecção ao fechamento, e para tanto, ele sabe as ações que precisam ser feitas diariamente para isso acontecer.

Esteja preparado para liderar porque grandes profissionais de vendas não são guiados por terceiros. Eles sabem como ninguém o que precisa ser feito e seguem seu próprio processo com grandes resultados.

Não espere ninguém dizer o que você tem que fazer, ou mostrar como fazer. Tenha o seu processo de trabalho e execute-o. Grandes profissionais sabem o que precisa ser feito.

#2. Passe adiante

A melhor maneira de consolidar o que você sabe é passando adiante. Isso vai fazer você rever os seus conhecimentos, as suas opiniões sobre a sua carreira e a corrigir pequenas imperfeições antes que elas atrapalhem o seu desempenho.

Isso não significa que você tem que dar um curso sobre a sua área de atuação, mas significa que você precisa passar o conhecimento para frente à outras pessoas, seja em artigos, em vídeos, ou até mesmo eventos.

Permita que outras pessoas aprendam com o que você sabe da mesma maneira que você aprendeu com a rotina – e com o conhecimento – de outras pessoas.

#3. Não pare

O que faz com que grandes profissionais comecem a perder a credibilidade e o prestígio não é a falta de humildade ou de gratidão, mas achar que sabem muito e que podem se dar ao luxo de parar de estudar.

Grandes profissionais sabem que isso não existe. A sociedade muda, as pessoas, tecnologia, expectativas e o mundo muda constantemente. Entender como melhorar aquilo que fazemos é a única maneira de continuar no jogo.

Achar que tudo já foi feito, tudo já foi ensinado, é um grande engano. Diariamente, coisas novas são lançadas, ferramentas, tecnologias e para continuar na frente é preciso saber das coisas novas antes de todo mundo.

As pessoas esperam isso de um vendedor: conhecer o mercado, conhecer a profissão e ser um portador das boas novas.

#4. Mensure a si mesmo

O que fez Ayrton Senna ser um ídolo no esporte não foi apenas o seu carisma. Ele era carismático, obviamente. Mas carisma sem resultado não é suficiente em área alguma.

O que fazia de Senna um corredor extraordinário e admirado por outros pilotos até hoje era a obsessão que ele tinha com dados e detalhes.

Grandes profissionais são assim. Medem seus resultados, seus desempenhos e seu potencial para sempre conseguirem ir mais adiante.

Senna cronometrava curvas e retas para chegar à melhor condição de seu carro para a pista específica. Depois que o treino terminava, ele começava a parte estratégica: definir como deveria correr para ser mais rápido e o que precisava fazer, qual limite deveria desafiar para ganhar.

Na área de vendas isso também pode ser implementado. O vendedor pode mapear seu desempenho de acordo com cada etapa da venda, em cada cliente e ajustar o que precisa fazer em cada cliente para vender melhor.

Senna tinha vários softwares de desempenho, simuladores e assistentes. Um bom vendedor tem um ótimo CRM ao seu lado.

#5. Espírito de equipe é fundamental

Ainda no exemplo de Ayrton Senna, com o devido mérito merecido, o piloto sabia a importância de uma equipe para o resultado final.

Para ele vencer, o motor precisava estar regulado ao seu estilo de pilotagem, a troca de pneu precisava ser a mais rápida e a sua largada precisava ser perfeita. E nada disso era possível fazer sozinho.

Um excelente vendedor sabe disso. Sabe que uma empresa que bate metasé feita de inúmeros profissionais fazendo seu trabalho para que a venda aconteça, a entrega seja feita a contento e o cliente fique satisfeito.

Os melhores sabem a importância da equipe. Porque ninguém consegue resultados sozinho.

Vendas é um processo: pessoal e administrativo

Sim. O vendedor precisa de seu processo de aperfeiçoamento, de melhoria continua, de atender, melhorar e entregar resultados.

A empresa tem um processo de vendas. Um processo do que é preciso ser feito para que a venda aconteça de acordo com o perfil dos clientes.

É a junção desses 2 processos que possibilitará uma melhor performance de vendas, um melhor resultado e fará com que um vendedor extremamente preparado consiga atingir os melhores resultados possíveis nas vendas.

Quando os processos se encontram, os resultados acontecem. Obviamente esse é o sonho de consumo de toda empresa e vendedor. Por isso, cabe a cada parte fazer uma pequena reflexão para saber se estão fazendo a sua parte no processo que lhe cabe.

Porque apenas 1 processo sozinho não vai, de maneira alguma, trazer melhorias significativas para os resultados da empresa.

O verdadeiro potencial de vendas

Acreditamos que cada pessoa tem um potencial, que pode aumentar constantemente com o constante desenvolvimento de seu perfil profissional.

Acreditamos que se existe uma receita para despertar o verdadeiro potencial de um perfil, esse é o passo-a-passo que mais se aproxima dela. Portanto, crie um checklist para acompanhar a sua evolução nesses quesitos, que sempre precisam continuar em evolução.

Esperamos que essa reflexão tenha sido útil para você entender onde encontrar o seu potencial. Portanto, mãos à obra e bons negócios.

Fonte: Blog Agendor

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