5 dicas dos grandes varejistas para atrair e reter vendedores

    Conheça as estratégias usadas por Walmart e Macy’s para formar super funcionários, capazes de multiplicar as vendas da loja

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    As novas táticas para recrutar e manter funcionários nas lojas online e offline foram o assunto da primeira palestra do Retail’s Big Show, o encontro mundial do varejo realizado em Nova York. Para debater o tema “Como os varejistas estão atraindo e retendo talentos”, estiveram presentes Greg Foran, presidente da Walmart, Terry J. Lundgren, CEO da Macy’s, e James Rhee, CEO da Ashley Stewart. Confira a seguir cinco dicas para conquistar funcionários eficientes, capazes de proporcionar o melhor atendimento possível para os clientes.

    1. Crie programas de treinamento contínuo Não adianta capacitar o funcionário que está chegando na empresa nos primeiros meses, e depois simplesmente deixá-lo trabalhando na loja. A nova geração, os millenials, tem necessidade de acumular novas experiências o tempo todo. Por isso, empresas como Walmart e Macy’s criaram programas de treinamento que nunca acabam. A cada novo módulo, os vendedores aprendem habilidades diferentes, que podem capacitá-los para promoções dentro da empresa.

    2. Promova o entrosamento entre diferentes áreas da empresa É importante que o vendedor sinta-se parte integrante do negócio do qual faz parte. Sempre que possível, organize reuniões entre funcionários de diferentes áreas e diferentes níveis de hierarquia. Isso fará com ele eles percebam que existem diferentes oportunidades de crescimento dentro da própria companhia.

    3. Recrute estudantes com conhecimentos em tecnologia Para conquistar o consumidor multicanal, é fundamental ter funcionários que dominem as últimas tecnologias disponíveis para o varejo, e sejam capazes de introduzir novidades hi-tech na loja. O melhor lugar para encontrar esses talentos são as universidades. É preciso criar programas e atividades que estimulem universitários a buscarem posições dentro do varejo. A Macy’s tem um time focado apenas na busca de talentos nas faculdades.

    4. Não descuide do básico O avanço da tecnologia no varejo não significa que os vendedores tradicionais estão com os dias contados. Saber negociar com fornecedores, entender como funciona o estoque, desenvolver um bom relacionamento com o clientes: todas essas habilidades continuam sendo fundamentais para o bom funcionamento da loja. Tablets e sensores jamais vai substituir o vendedor nato: por isso, mantenha o olho aberto para esse tipo de talento na sua loja.

    5. Dê ao vendedor as ferramentas de que ele precisa Não adianta o funcionário entender tudo sobre big data, se a loja não tiver o equipamento necessário para colher os dados do cliente que entra na loja, e o software adequado para analisar esses dados. Colocar tablets e celulares de última geração nas mãos dos vendedores é básico. Fornecer todas as informações possíveis sobre os produtos disponíveis e sobre o perfil do consumidor são atitudes fundamentais para melhorar as vendas.

    Hoje, o destaque do Retail’s Big Show é a apresentação do empreendedor britânico Richard Branson, fundador da Virgin, que terá como tema “O engajamento com a marca em uma era de disrupção e reinvenção contínua”. A proposta é discutir as melhores estratégias para manter o consumidor apaixonado pela marca, mesmo em épocas de turbulência. Branson também trará suas lições de inovação, contando como consegue reinventar o Grupo Virgin todos os dias, mesmo 40 anos depois de ter fundado a empresa. Outra palestra que deve concentrar a atenção dos varejistas é “Como as tecnologias conectadas produzem experiências incríveis para o consumidor”, com Carrie Ask, vice-presidente da LeviStrauss & Co. No ano passado, o evento promovido pela National Retail Federation (Federação Nacional do Varejo dos EUA) reuniu cerca de 33 mil participantes de 94 países. Paralelamente ao evento, acontece uma feira de tecnologia e vendas, com presença de mais de 500 expositores.

    Fonte: PEGN

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