‘Tecnologia e Relevância: um novo tempo para o Varejo’ é o tema do 5º Fórum Regional do Varejo

Evento promovido pela Associação Comercial de Campinas ocorre dia 16 de maio, das 8h às 18h, no Expo D. Pedro

1702

O Fórum Regional do Varejo, principal evento do segmento varejista do interior de São Paulo, abordará em sua 5ª edição o tema “Tecnologia e Relevância: um Novo Tempo para o Varejo”. O Fórum, realizado pela Associação Comercial de Campinas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas e Parque D. Pedro Shopping, ocorrerá dia 16 de maio, das 8h às 18h, no Expo D. Pedro. A expectativa da organização é receber em torno de 1,2 mil participantes. A inscrição para o evento deve ser realizada pelo site www.forumregionaldovarejo.com.br, pelo email atendimento@acicampinas.com.br ou pelo telefone (19) 2104-9200.

Quem participa do evento sabe que o mundo sempre passou por mudanças. A diferença é a atual velocidade da mudança. São tempos de mudanças exponenciais, aceleradas. Todos – empresas, organizações, gestores – querem se perpetuar e ter sucesso no mercado. Mas para isso precisam acompanhar esse ritmo com estratégia. É ela, a estratégia, o real motor de mudança de um mundo analógico para o digital; e a tecnologia é o insumo disso tudo. Como um novo processo de evolução, não serão os mais fortes ou os maiores que sobreviverão, serão os mais adaptáveis.

O evento vai discutir com nomes que são referência no varejo brasileiro os principais desafios do setor e disseminar o conteúdo de inspiração e inovação apresentado no Retail´s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, que é realizado anualmente em janeiro, em Nova York. “Há oito anos a Associação Comercial de Campinas integra a comitiva brasileira empresarial no Retail´s Big Show, para absorver as experiências adotadas pelo comércio varejista em nível mundial e que pautarão as diretrizes do segmento no futuro próximo”, explica a vice-presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi.

No Fórum Regional do Varejo, quem tem um negócio, ou mesmo um emprego em áreas de gestão ligado a esse setor, vai poder entender melhor como fazer parte das transformações de forma ativa e estratégica. Por meio dos painéis Tendências, Decifrando Millennials e Tecnologia no Varejo, os participantes vão assimilar o que há de mais novo em seis principais bases:

1 – Globalização
Das 250 maiores redes varejistas do mundo, 32 estão instaladas no Brasil. Pode parecer pouco, mas em 2013 eram apenas 15. E naturalmente quanto mais competidores de nível global, maior a exigência do consumidor. O lado positivo é que os negócios locais também se mostram como uma tendência na experiência de compra desejada pelo consumidor.

2 – E-commerce
As operações de comércio eletrônico continuam crescendo. Em 2016, no Brasil, as vendas através de lojas virtuais cresceram 7,4% comparadas ao ano de 2015 e atingiram a marca de R$ 44,4 bilhões. E olha que o e-commerce representa em nosso país apenas 3,3% das vendas no varejo, enquanto nos EUA elas representam 10%; no Reino Unido, 18% e na China, 19,6%. Há muito espaço para o crescimento do e-commerce no Brasil.

3 – Novos modelos de comercialização
Quando olharmos para o mercado eletrônico, percebemos um crescimento significativo no modelo de assinatura para produtos. Em organizações que querem participar ativamente do processo de mudança, as estratégias digitais transformam e reinventam o negócio.

4 – Tecnologia no ambiente físico
Por mais promissores que sejam os indicadores de crescimento das compras em lojas virtuais, as lojas físicas continuam tendo um papel estratégico. Aliás, não por acaso, redes que iniciaram suas atividades no mundo virtual estão abrindo suas lojas físicas. O grande ponto de mudança é que o consumidor espera muito mais das lojas físicas. Além de apresentarem produtos, as lojas precisam se tornar grandes centros de experiência e entretenimento e não há como avançar neste caminho sem olhar para tecnologia que hoje está presente em equipamentos de autoatendimento, realidade virtual, espelhos inteligentes, entre outros.

5 – Hospitalidade
A estratégia que une tecnologia a um alto nível de atendimento dos colaboradores pode fazer com que os consumidores tenham uma experiência incrível ao realizarem suas compras. Essa excelência, contida no termo hospitalidade, é muito utilizada na hotelaria. Agora, ela chega ao ambiente do varejo. Não há mais espaço para atender mal o seu cliente. Enquanto algumas lojas falham no processo de qualificação de seus colaboradores, outras alcançam níveis cada vez mais altos de excelência em atendimento.

6 – Millennials, esses desconhecidos
Até 2025, 75% do mercado de trabalho vai ser formado por gente da geração millennial, nascida entre 1980 e 1995. E eles já fazem parte do mercado consumidor ao comprar ou ao influenciar a compra feita pelos pais. Relacionar-se  e comunicar-se com eles tem sido um desafio; e superá-lo vai fazer a diferença quando se trata de futuro. Afinal, eles detém muita informação sem consumir jornal, abrir email ou assistir TV. Evitam telefonar, mas não abrem mão de seu smartphone. Quem não quer decifrá-los?

“Pensar, hoje, no futuro passa obrigatoriamente pelo desafio de entender esse público e preparar as empresas para ter esses jovens como consumidores e colaboradores”, acrescenta o gerente-executivo da Associação Comercial de Campinas, Leandro Diniz.

Estratégia, Cultura e Liderança impulsionam essas transformações e são o foco do Fórum Regional do Varejo e da conjuntura econômica de Campinas, sede da Região Metropolitana (RMC), composta por 20 municípios e que concentra 62.500 varejistas. O município é o segundo maior polo varejista do Estado de São Paulo e uma das maiores praças bancárias do país.

A cidade movimenta mais de R$ 1,5 bilhão por mês e, no Índice de Potencial de Consumo 2016 (IPC), aparece em segundo lugar entre as cidades do Estado de São Paulo – atrás apenas da capital. “Os números apontam para uma crescente vocação de Campinas como polo também do segmento varejista, e o objetivo da Associação Comercial é ser um catalisador e um facilitador dessa tendência”, reforça Guilherme Campos Junior, presidente da Associação Comercial de Campinas.

Serviço:
5º Fórum Regional do Varejo
Tema: Tecnologia e Relevância: um Novo Tempo para o Varejo
Data: 16 de maio de 2017
Horário: Das 08h às 18h
Local: Expo D. Pedro – Parque D. Pedro Shopping
Inscrições: forumregionaldovarejo.com.br
email: atendimento@acicampinas.com.br
Telefone: (19) 2104-9200

Fonte: G1

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments