19% dos perfis de grandes marcas em redes sociais são falsos

Das 4.840 contas analisadas em diversas redes sociais, todas associadas a essas marcas, 902 eram fraudulentas, falsas

394

1 entre 5 perfis de grandes marcas em redes sociais são falsos. A descoberta está em um novo estudo da companhia de cibersegurança Proofpoint.

O estudo fez uma análise de dez marcas globais: BMW, Capital One, Chanel,Amazon, DirecTV, Nike, Samsung, Shell, Sony e Starbucks.

Das 4.840 contas analisadas em diversas redes sociais, todas associadas a essas marcas, 902 eram fraudulentas, falsas. Ou seja, 19% de perfis falsos. Desses, 28% ainda praticavam esquemas ilegais e enganosos, como ofertas de produtos e serviços.

As outras contas foram criadas como método de, ilegalmente, gerar dinheiro via anúncios (baseado em cliques).

Os usuários, nesses casos, eram levados para sites falsos após clicar no link da suposta conta da marca.

Os autores da pesquisa alertaram as marcas para ficarem mais atentas aos perfis falsos e adotar medidas de segurança.

Exemplo

No Brasil, recentemente, diversos perfis falsos da marca Ray-Ban no Facebook tentavam enganar consumidores com promoções falsas e links suspeitos.

Fonte: Exame.com 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments