Muhammad Ali tinha plano de vender carro brasileiro pelo mundo

Lutador planejava vender anualmente três mil carros de fabricação artesanal

901

Em 24 de dezembro de 1986, uma nota no GLOBO dizia que o ex-campeão mundial de boxe Muhammad Ali fundara a empresa Ali Motors e planejava vender, anualmente, três mil carros de fabricação artesanal. O plano era exportá-los, principalmente para países muçulmanos. Seria mais uma atividade em seu leque de investimentos, que incluía negócios imobiliários, petrolíferos e de hotelaria.

Com chassi do Pontiac Fiero e acabamento de luxo, os automóveis se chamariam Ali-3WC, numa referência ao fato de o pugilista ter sido três vezes campeão do mundo (world champion, em inglês). O modelo nunca saiu do papel — mas essa história teve uma reviravolta rocambolesca e veio parar no Brasil…

A primeira página do GLOBO de 26 de abril de 1987 noticiou a chegada de Ali ao Rio. Com 45 anos de idade, afastado dos ringues desde 1981 e já lutando contra o Mal de Parkinson, o atleta estava aqui para acertar um contrato de exportação dos esportivos brasileiros Puma.

Tal ideia surgira em junho de 1986, quando Richard Hirschfeld — controverso advogado de Ali — mostrou ao pugilista um Puma que fora comprado por seu filho.

A essa altura, a fábrica original da Puma (em São Paulo) já não existia e os direitos de produção pertenciam à Araucária Indústria de Veículos, do Paraná. Ali apaixonou-se pelo esportivo e procurou a empresa. O objetivo do atleta era vender os carros no Oriente Médio e na Europa.

“Bem que os assessores se esforçam para que todos tenham a impressão de que ainda é Muhammad Ali quem decide as coisas. Mas, provavelmente, já não é mais assim”, vislumbrou o repórter, diante da decadência física do campeão.

Rubens Maluf Dabul, dono da Araucária, afirmou numa entrevista que o contrato com o lutador previa a exportação de 500 Puma já no primeiro ano.

Os automóveis encomendados deveriam ter várias características especiais. O motor seria fornecido pela Porsche, e não pela Volkswagen. A carroceria era mais larga que a do Puma P-018 que lhe dera origem. Além disso, tinha faróis retangulares (em vez de redondos) e painel forrado com madeira. Para conferir o produto de perto, o atleta e seu advogado viajaram ao Paraná.

“O único perigo é o campeão não concordar com algum detalhe do novo automóvel, que tem mais de 200 modificações em relação ao modelo que é vendido aqui. Ao que parece, isto não deverá acontecer: a entourage de Muhammad Ali está a postos e bem alerta”, concluiu o repórter.

O atleta passeou por Curitiba, distribuiu autógrafos e passou um dia na linha de produção, conversando com operários e até fazendo truques de mágica, algo que tinha como hobby.

No texto de 26 de abril, O GLOBO disse que o carro se chamaria Ali Stinger, referência à frase “Float like a butterfly, sting like a bee…” (“Flutuar como uma borboleta, ferroar como uma abelha…”), como ele se descrevia nos ringues. A reportagem afirmava que já havia quatro protótipos sendo montados.

Em 29 de abril, porém, uma nota no jornal dizia que o carro (cujo lançamento estava previsto para dali a 60 dias) levaria o nome de Puma Al-Fassi. Era uma homenagem a Muhammad al-Fassi, exótico príncipe saudita que bancaria parte da operação. Falava-se em um investimento inicial de US$ 36 milhões e na encomenda 1.440 automóveis. O modelo foi apelidado de “Alface” pelos operários da Araucária…

Além de visitar Curitiba, o pugilista foi a Porto Alegre conhecer os carros da Besson, Gobbi S.A, fabricante dos esportivos Miura. Conta-se que ele gostou do que viu e afirmou que encomendaria 240 exemplares.

Os pedidos, contudo, foram subitamente cancelados por problemas da família Al-Fassi com o governo saudita. Todo esse delírio não foi além de dois protótipos do “Alface” concluídos (um terceiro foi montado em 2009, a partir de uma carroceria que sobrara e de um motor Volkswagen 1600 “a ar”). A encomenda não concretizada deu grande prejuízo à Araucária, que acabou repassando a marca Puma a outra empresa, a Alfa Metais Veículos.

A história também não acabou bem para Hirschfeld, o mentor do projeto. O persuasivo advogado meteu-se com traficantes de armas, foi processado por evasão de rendas, acusado de ser espião, fraudou a reconstrução de casas afetadas por um furacão e tentou jogar ácido no rosto de um juiz que o condenara. Chegou a fugir para as Ilhas Canárias. Recapturado, e suicidou-se numa prisão da Flórida, em 2005.

A essa altura, Muhammad Ali já não era mais seu amigo: em 1999, o boxeador entrara na Justiça contra o antigo parceiro por uma questão de direitos autorais de uma biografia. O gongo, enfim, soou.

Fonte: PEGN 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments