Redes sociais são o principal canal de conversão de vendas

Até o ano passado, a maioria das vendas das empresas de comércio eletrônico chegava por sites de busca

832

Ter uma página na rede social tem sido uma ferramenta essencial para as vendas nas empresas de comércio eletrônico.  De acordo com pesquisa elaborada pelo Sebrae, em parceria com o E-commerce Brasil, as páginas de relacionamento foram citadas por 72% dos entrevistados como um dos principais canais para a concretização de vendas online. Os sites de busca ficaram em segundo lugar, mencionados por 68%.

Até o ano passado, a busca orgânica era a principal porta de entrada para os clientes nos sites de e-commerce, e as redes sociais ocupavam o quarto lugar. “Este resultado mostra que os donos de micro e pequenas empresas devem acompanhar as evoluções tecnológicas e tendências dos consumidores. Saber explorar uma mídia social pode significar ganhos preciosos para os empreendedores”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Além das redes sociais e da busca orgânica, o uso de ferramentas como e-mail marketing, links patrocinados e Whatsapp também estão na lista de importantes canais para a efetivação de vendas.  Mais da metade dos donos de empresas que vendem seus produtos pela internet usam e-mail marketing; 44%, links patrocinados; e 35%, Whatsapp.

A pesquisa também detectou que, além de serem usadas para a concretização das vendas, as redes sociais são um importante canal de atendimento, tanto no pré, como no pós-venda. Considerando a possibilidade de múltipla escolha, a pesquisa constatou que oito em cada dez empresários do e-commerce usam o Facebook para se relacionar com clientes; 49% usam o Whatsapp; 40%, o Instagram; e 21%, o Twitter, uso que tem crescido a cada ano. Em 2015, no pós e no pré-venda as redes sociais já tinham destaque com 74% dos atendimentos e o Whatsapp com 34%.

Fonte: Agência Sebrae 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments