Varejo paulista elimina 3.730 empregos formais em maio

Foram 70.656 admissões e 74.386 desligamentos. É o pior saldo para o mês desde o início da série histórica em 2007

1083

O comércio varejista no estado de São Paulo eliminou 3.730 empregos com carteira assinada em maio, resultado de 70.656 admissões e 74.386 desligamentos, o pior saldo para o mês desde o início da série histórica em 2007.

Com isso, o estoque ativo de trabalhadores do varejo paulista atingiu 2.069.041 no mês, redução de 3,5% em relação a maio de 2015 – mesma taxa registrada na comparação entre abril de 2015 e de 2016, o que parece ser um sinal de que o quadro parou de piorar.

Nos cinco primeiros meses do ano, foram quase 61 mil empregos perdidos. Vale ressaltar que, no mesmo período de 2015, o saldo estava no negativo em 45.290. Considerando-se o saldo acumulado em 12 meses, são 76.139 empregos formais extintos.

Os dados compõem a Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, “o quadro ainda é grave, já que o número de empregos no setor atingiu o menor patamar desde março de 2012. Entretanto, o fato de a taxa de retração do estoque de empregos no comparativo anual ter permanecido em 3,5% nos meses de abril e maio pode indicar que o mercado de trabalho varejista no Estado passa por um momento de inflexão na sua movimentação de vagas. Por mais que o processo seja lento, este talvez seja o primeiro sinal de que é possível que o varejo pare de registrar saldos negativos tão elevados”.

De acordo com a FecomercioSP, essa perspectiva se baseia também na melhora dos indicadores de confiança, tanto de consumidores quanto de empresários, e na melhora das vendas no segundo semestre deste ano.

Segmentos
Das nove atividades pesquisadas, apenas o estoque de trabalhadores do segmento de farmácias e perfumarias (2,3%) cresceu em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os destaques negativos foram registrados nos setores de lojas de móveis e decoração (-8,5%), concessionárias de veículos (-8,3%) e eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-8,3%). O segmento de supermercados apresentou estabilidade.

Ocupações
As funções que registraram as maiores perdas foram as de gerentes de apoio, com a eliminação de 567 postos de trabalho em maio. A segunda maior redução ocorreu com os escriturários, com a de 461 empregos, seguidos pelos gerentes de produção e operações (-428 vagas).

Varejo paulistano
O comércio varejista da capital paulista encerrou o mês de maio com 646.404 empregados, após a eliminação de 1.439 postos de trabalho com carteira assinada ao longo do mês. O saldo dos últimos 12 meses foi negativo em 22.088 empregos – o que levou à diminuição de 3,3% do estoque total na comparação com maio de 2015.

Das 9 atividades pesquisadas, apenas as farmácias e perfumarias e os supermercados apresentaram aumento no número de trabalhadores em relação a maio de 2015, de 2,8% e 0,3%, respectivamente. Os destaques negativos foram as concessionárias de veículos (-8,3%) e as lojas de móveis e decoração.

Fonte: G1

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments