Antes de abrir uma empresa, muitos empreendedores já sabem o que vão vender ou produzir. Mas será que é isso que os clientes querem comprar? A ideia vai atrair investidores? No artigo, há resposta para essas e outras perguntas.
Dividido em duas partes, o texto fala sobre a importância da realização de pesquisas de mercado e traz uma explicação sobre o que é um plano de negócios.
Na etapa da pesquisa de mercado, os futuros empresários descobrem como juntar informações sobre o mercado em que desejam atuar, quais são as práticas dos concorrentes e os diferenciais entre as organizações.
O objetivo dessa fase é saber se vale a pena entrar no mercado escolhido, se o retorno será o esperado e quais são as estratégias a serem desenvolvidas e seguidas para ter sucesso.
O plano de negócios, um documento que apresenta os investimentos necessários e os gastos existentes na implementação de uma empresa, comprova a viabilidade comercial do projeto. Ele é composto por seis tópicos:
- Resumo executivo: explica o conteúdo do plano.
- Visão e missão: mostra como o empreendedor imagina o seu futuro da empresa e a participação do negócio na concretização dessa ideia.
- Descrição geral: apresenta as competências de sócios e diretores, bem como quais produtos ou serviços que serão comercializados.
- Análise estratégica: descreve como a empresa atuará no mercado. É baseado na pesquisa de mercado e deve ter objetivos e metas estabelecidos.
- Plano de marketing e vendas: detalha como será feita a comercialização dos produtos ou serviços.
- Plano financeiro: demonstra a viabilidade do projeto, a quantidade de investimento necessária e qual será o retorno financeiro.
Fonte: Portal Sebrae