10 dicas para aumentar o lucro através das vendas de fim de ano

    Conheça algumas estratégias para faturar mais nesta época

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    Para muita gente, fim de ano significa tempo de descanso e lazer, mas para os donos de pequenos negócios o período é de trabalho e oportunidade de atrair e fidelizar clientes. Segundo pesquisa do Sebrae que ouviu 5,8 mil empresários, 30% acreditam que as vendas de Natal este ano serão melhores que as de 2017.

    Entre os empreendedores, 20% disse que almeja contratar funcionários extras para o período. O segmento mais otimista em relação a perspectiva do aumento de vendas é o comércio. Em contrapartida, 38% dos entrevistados acreditam que serão iguais a 2017, enquanto que 25% é pessimista e pensa que haverá uma queda nas vendas em relação ao ano passado.

    De olho no aumento das vendas e acreditando nas perspectivas otimistas, conversamos com Ênio Duarte Pinto, especialista em empreendedorismo do Sebrae. Ele comenta sobre alguns conceitos chaves para vender mais. Vale a pena conferir e boas vendas!

    Vivemos a era da experiência. Hoje está muito claro que não se pode simplesmente entregar um produto, é preciso agregar valor ao cliente. Oferecer um benefício concreto, uma experiência incrível para o consumidor. Por exemplo, se você vai até um restaurante, o benefício é o de se alimentar, mas a experiência refere-se a jornada de ir ao restaurante: estacionamento, acesso ao local, segurança no estabelecimento, conforto, banheiro em boas condições, atendimento eficiente e facilidade na hora do pagamento. A jornada tem que ser muito fluída, sem empecilhos.

    Por que é importante que seu cliente tenha uma experiência incrível ao adquirir o produto? É justamente nessa jornada incrível que seu negócio se diferencia da concorrência. Além disso, algumas dicas, que parecem óbvias, mas são muito importantes para aumentar as vendas:

    •      Invista no atendimento

    Treine o seu time: capacite a equipe de vendas em técnicas de abordagem, aumente o repertório deles sobre o produto ou serviço oferecido e os deixe munidos de argumentos de venda. Capacite-os para atender de forma qualificada mais de um cliente ao mesmo tempo. Existem técnicas específicas para isso, que podem ser aprendidas nos cursos do Sebrae.

    •      Motive sua equipe

    Nessa época do ano, seu time vai ter muito mais trabalho, sendo assim, é importante que todos estejam motivados. Por isso, faça com que eles participem de palestras motivacionais, faça uma confraternização de Natal, crie prêmios específicos para o melhor vendedor do período, entre outras ações para, de fato, engajá-los, nesse momento, a darem o melhor de si e superarem seu potencial.

    •      Estabeleça metas

    Um ponto importantíssimo para manter seu time engajado é estabelecer metas, que precisam ter um significado. Se você pega a palavra “metas” e a coloca na vertical, fazendo um acróstico, você entende melhor sobre o que ela precisa ser:

    Mensurável

    Específica

    Temporal

    Alcançável

    Significado pessoal

    É interessante que o empreendedor avalie o histórico de vendas do colaborador e o desafie a superar seu máximo já alcançado. Vale também descobrir se essa pessoa tem interesse em conquistar algum produto específico e mostrar que atingindo o combinado estabelecido ele conseguirá adquirir o produto almejado. Quando você estabelece metas com sua equipe, ela se sente parte integrante do seu planejamento e se esforça pra vender mais.

    •      Capriche na vitrine

    No caso de uma loja é importante que nessa época de fim de ano a vitrine esteja completamente no clima. Montada de uma forma bem elaborada, para conquistar o cliente que passa em frente.

    •      Destaque a equipe de vendedores

    Os vendedores precisam estar destacados. Isto porque é importante que os clientes ao entrarem no seu estabelecimento, mesmo que ele esteja lotado e saibam rapidamente identificar quem é o vendedor.

    •      Ofereça um mix de produtos e uma grade completa

    É fundamental que você tenha um mix de produtos e uma grade completa. Por exemplo, o cliente gosta de um determinado produto: “Ah, gostei desse, mas tem verde?”. Logo, o estabelecimento precisa oferecer o verde. “Ah, eu gostei, mas eu quero o verde G”, por isso é importante ter uma grade completa. O que adianta o cliente entrar no seu estabelecimento e se frustrar porque não tem grade nem mix?

    •      Crie combos promocionais

    Essa dica vale principalmente para quem deseja presentear. Por conta das festas de fim de ano, a grande maioria investe em presentes. Comprar um shampoo pode parecer pouco, mas ao levar um shampoo + condicionador + sabonete, já torna-se uma opção mais vistosa e interessante que ainda numa bela embalagem chama mais a atenção. Com isso você aumenta o valor da venda.

    •      Ofereça produtos correlacionados

    Outra estratégia similar a do combo é, deixar claro para a equipe quais são os produtos de venda adicional. Por exemplo, numa loja que oferece moda praia, quem compra um biquíni, adquire também uma saída de praia, uma viseira e uma bolsa de verão. Quem leva um tênis, escolhe uma meia. Deixe sua equipe afiada sobre esses produtos que são correlacionados, mesmo não estando em um combo fechado.

    •      Fidelize o cliente

    Nesta época do ano, você vai ter no seu estabelecimento um monte de gente que não é cliente frequente. Portanto, aproveite esta oportunidade para fidelizar esse público. Crie uma sistemática, de modo que ele volte depois do período natalino, nos meses de janeiro, fevereiro quando normalmente as vendas costumam cair.

    •      Use exaustivamente as redes sociais

    Facebook, Instagram e WhatsApp podem e devem ser usados intensamente para aumentar as vendas. Por meio dessas redes, crie estratégias para divulgar o estabelecimento, fidelizar o cliente e vender.

    Além de todas essas recomendações, você também pode aprender a incrementar seu negócio através do curso gratuito EAD “Como aumentar suas vendas”. Com apenas 3 horas de duração, o curso ensina a desenvolver e aplicar ações de marketing focadas no aumento e qualificação das vendas.

    Fonte: Catraca Livre

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