3 boas práticas para superar desafios e empreender no Brasil

    No Brasil, 30% da população com idade entre 18 e 64 anos, ou seja, três em cada dez brasileiros, já tem ou ajudou a fundar um negócio próprio.

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    Muita gente sonha em montar o próprio negócio, dedicar-se a sua paixão e viver disso. No Brasil, 30% da população com idade entre 18 e 64 anos, ou seja, três em cada dez brasileiros, já tem ou ajudou a fundar um negócio próprio. São 45 milhões de pessoas prontas para se tornar empreendedoras, dispostas a encarar crise, burocracia, carga tributária e todo tipo de desafio.

    Quem já está nessa jornada sabe que o caminho não é fácil e ajuda a criar o Termômetro ContaAzul, que consolida a opinião de quem já empreende, sobre diversos aspectos da gestão de uma pequena empresa.

    A 2ª edição de uma ampla pesquisa realizada com pequenos empresários no Brasil mostra que as pequenas empresas — responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada no Brasil  por 27% do PIB, segundo dados do Sebrae, de 2015 — estão preocupadas com garantias de sobrevivência e sucesso do negócio no futuro.

    Conduzida pelo ContaAzul, líder nacional em sistemas de gestão on-line para micro e pequenas empresas, a pesquisa foi realizada durante o mês de maio e integra a segunda edição do Termômetro ContaAzul, que apresenta um panorama completo do segmento a cada três meses.

    DESTAQUE
    Os principais achados da pesquisa:

    • Projetar o futuro, ter mais tempo para fazer a gestão e controlar as finanças é o maior desafio do empreendedor para a gestão da pequena empresa;

    • Conseguir mais clientes, melhorar a gestão e conseguir financiamento justo é a grande dificuldade dos pequenos empresários para garantir o futuro dos negócios;

    • Planilhas e cadernetas ainda são a preferência de 44,5% para gerir o dia a dia da empresa.

    Com os desafios mapeados, é importante conhecer atitudes, atividades e rotinas eficazes para aumentar consideravelmente as chances de sucesso.

    Boa prática 1: Criar centro de custos
    O custo é o que a empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes. Aplicar o conceito de centro de custos em uma empresa é dividi-la em setores para calcular os custos de cada um, individualmente.

    Existem dois tipos de centro de custos:

    Produtivos
    Também chamados de centro de custos diretos, influenciam diretamente na produção e na venda dos produtos e dos serviços da empresa. O departamento comercial e o departamento de telemarketing são os maiores exemplos.

    Não produtivos
    Conhecidos também como centro de custos indiretos ou auxiliares, não influenciam diretamente na produção do serviço ou no produto da empresa. Por exemplo, o departamento administrativo e o departamento jurídico da empresa.

    Boa prática 2: Utilizar boletos registrados para os recebimentos
    O boleto é uma das melhores maneiras de receber pelas venda. Se for registrado, melhor ainda.

    O boleto de cobrança simples era o mais utilizado pelas empresas, principalmente nas vendas online (e-commerce), graças à facilidade e ao menor custo. Ele permitia que novas informações fossem geradas sem a necessidade de interagir com a instituição bancária emissora do documento. Assim, os boletos podiam ser emitidos a cada mudança, diminuindo o controle da empresa sobre a operação realizada.

    O boleto registrado, como o nome já diz, exige o registro de toda informação referente à compra no sistema do banco e a empresa ganha maior controle sobre as operações realizadas. Apesar de o pequeno empresário pagar mais tarifas nas transações com o boleto registrado, ele oferece mais segurança, funcionando como um documento oficial que registra todo o trâmite da operação de compra e venda.

    No boleto registrado estão associadas informações desde o cancelamento da compra até mudança na data de pagamento. Por conta disso, o número de fraudes pode diminuir.

    Boa prática 3: Usar um sistema de gestão integrado com o contador
    O contabilista tem papel fundamental na trajetória dos empreendedores. Quando um bom software de gestão é adotado, o contador consegue dar mais apoio nas questões estratégicas que impactam o dia a dia, atuando como consultor de negócios.

    A agilidade na obtenção de dados corretos viabiliza uma análise mais profunda e aumenta muito sua capacidade de contribuir com o sucesso do empreendedor. Para isso, é vital que o contador esteja integrado com seus clientes através do sistema de gestão.

    Para que o entrosamento da sua empresa com o dia a dia do cliente seja total, o ContaAzul oferece aos escritórios de contabilidade o software de gestão, gratuitamente. Usando sem custo o mesmo sistema adotado por seus clientes, seu contador poderá orientá-los com facilidade e otimizar tempo, garantindo uma rotina mais dinâmica e organizada para todos.

    Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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