3 dicas de como contratar e treinar um bom time de vendas

    Em qualquer fase do negócio, ter uma equipe comercial bem capacitada é essencial para o sucesso da empresa

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    Ter um time de vendas competente é essencial para qualquer empresa que busca o sucesso. As vendas de produtos e serviços geram o faturamento que mantém o negócio. Em artigo recente para o site da revista Inc, o empreendedor Adam Fridman, fundador da MeetAdvisors, destaca que durante o processo de seleção é importante ter foco em candidatos que possam se adaptar à cultura da empresa.

    São pessoas que já carregam os valores e a personalidade do negócio. Contratar bons profissionais que não estejam alinhados à cultura da organização só deve gerar problemas no futuro. Ele dá três dicas básicas para os empreendedores.

    Reconheça as pessoas certas

    Os melhores candidatos têm as características necessárias à realização das tarefas do cargo que vai ocupar. É possível perceber isso durante as entrevistas.

    Fridman cita uma definição de outro empreendedor, John Foley, da PelotonCycle, para ressaltar a importância de pensar em investimentos de longo prazo. “Se uma pessoa tem as habilidades buscadas, mas dá indicações de que não vai ficar mais que um ano na empresa, pense duas vezes antes de contratá-la.”

    Por outro lado, se o candidato não tem uma habilidade desejada, mas dá indicações de que será um bom funcionário para a empresa, procure descobrir quanto tempo e com quanto treinamento seria possível adquirir a habilidade.

    Buscar os candidatos mais abertos a treinamento, aprendizagem e crescimento é uma boa alternativa. Para isso, é possível perguntar diretamente às pessoas qual é a opinião delas sobre estudo e treinamento. Quanto mais abertas elas estiverem para aprender coisas novas e fazer treinamento, melhor para a empresa – e para elas.

    Ainda na fase de seleção, promova uma interação dos melhores candidatos com alguns funcionários da empresa. Com isso será possível compreender melhor a interação com a cultura organizacional. Checar referências também é importante.

    Treine seus novos funcionários

    Depois da contratação, treinar seus funcionários é essencial. Assim a pessoa poderá entender as mensagens essenciais a transmitir no processo de vendas. Deixe claro o que se espera do novo colaborador. Uma das formas de treinamento é colocar um funcionário experiente em dupla com o novato durante um período de experiência.

    Contratar bem é um esforço coletivo

    O sucesso de um time de vendas é resultado de um esforço coletivo. É preciso ter rapidez para responder a perguntas dos novatos, paciência antes de fazer críticas e julgamentos. Exercer a empatia e se colocar no lugar de quem está aprendendo ajuda no processo. O treinamento dará ao novo funcionário e à empresa a confiança necessária para vendas bem-sucedidas. E quando isso acontece, todos ganham.

    Fonte: PEGN 

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