4 serviços para usar a internet a favor do seu negócio

    Como vender e divulgar produtos e serviços com custos baixos pela web

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    O termo marketing digital ainda assusta e causa dúvidas entre muitos  empreendedores. O que poucos sabem é que possível utilizar plataformas gratuitas para dar maior visibilidade ao negócio. Seja para aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os clientes ou divulgar um novo produto, a internet oferece soluções que atendem as mais variadas necessidades das micro e pequenas empresas.

    Conheça as redes sociais e serviços online gratuitos que estão disponíveis para as micro e pequenas empresas:

    Site

    Invista em um site apresentável, bonito, informativo e organizado. Disponibilize informações sobre a empresa, os produtos e os serviços ofertados e todas as formas de contato possíveis, inclusive, as redes sociais, se houver. Construir e hospedar um site demanda tempo e conhecimentos técnicos de design gráfico, programação e hospedagem online. Por essas razões, é recomendável a contratação de uma agência ou profissional capacitado.

    Blog

    Pode funcionar como um segmento do site ou de forma independente. Use para escrever sobre assuntos que interessem a público e não sobre os assuntos de interesse da empresa. Essa é uma ótima maneira de aproximar a marca dos consumidores. A plataforma WordPress (https://br.wordpress.com/) é gratuita, fácil de ser utilizada e oferece uma série de ferramentas para monitoramento e personalização de blogs.

    Facebook / Instagram

    Ótimos canais para divulgar produtos e serviços, receber feedback dos clientes e entender melhor como o público se comporta. Procure manter uma identidade visual que seja coerente com o seu negócio, mantenha as páginas organizadas e inclua o máximo de informações. Críticas e reclamações são comuns nesses espaços, portanto, esteja preparado para solucionar eventuais problemas de maneira cordial e eficiente. No caso do Facebook, faça a opção por criar uma “página” e não um “perfil”.

    Whatsapp

    Além de funcionar como um contato alternativo entre clientes e empresa, o serviço de mensagens e comunicação instantânea pode agir como uma central de atendimento ao consumidor e de divulgação do negócio. Para usar o serviço da melhor maneira é preciso construir e manter uma lista de contatos atualizada. Responder dúvidas e reclamações de forma rápida e cordial também é importante. Na hora de divulgar um produto ou serviço tome cuidado para não ser invasivo e/ou oportunista – observe o horário e o dia em que a mensagem será enviada e não seja repetitivo.

    Evento
    Para orientar os empreendedores sobre estratégias que podem  potencializar a presença digital da empresa ou ampliar a divulgação de produtos e serviços a custos baixos ou sem pagar nada, o Sebrae Minas  promove o Dia D Marketing Digital. O atendimento gratuito será realizado pelo Facebook, no dia 24 de agosto (quarta-feira), das 9h às 18h.

    Na página do Sebrae Minas no Facebook, das 9h55h às 12h, os empreendedores poderão assistir ao vivo um “vídeo-dicas” e também participar do bate-papo em tempo real sobre “E-commerce X Vendas Online” com a analista da Unidade de Mercado e Relações Internacionais do Sebrae Minas, Luciana Less. E das 14h30 às 16h30, a analista da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas, Daniela Toccafondo falará sobre “Como promover produtos e marcas por meio das mídias eletrônicas”.

    Durante todo o dia, também serão oferecidas dicas de 30 em 30 minutos sobre vendas online, relacionamento com o cliente usando o marketing digital, canais de comunicação  para o pequeno negócio e como o comportamento dos usuários pode ajudar a criar campanhas eficientes.

    Os interessados poderão ainda participar de enquetes, conhecer soluções e ferramentas do Sebrae para melhorar a gestão do negócio e ainda fazer download de materiais selecionados sobre o tema, como cartilhas, vídeos, apostilas e materiais para estudo.

    Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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