5 tendências para o mercado de franquias

    Franqueados multimarcas e investimentos de fundos de private equity estão entre as mudanças do franchising americano

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    Cinco tendências de negócios estão impactando o mercado americano de franquias. São mudanças no perfil dos franqueados, no uso de tecnologia e na entrada de investidores. Esses movimentos, apresentados na 57a Convenção Anual da IFA (International Franchise Association), em Las Vegas, podem chegar também ao mercado brasileiro. Conheça as tendências a seguir.

    1. Franqueados multiunidades e multimarcas
    Os franqueados que possuem diversas unidades da mesma marca já são bastante comuns nos Estados Unidos. Agora, ganham força os franqueados que têm unidades de várias marcas diferentes. “São pessoas experientes, que já têm um histórico de sucesso”, afirma Richard Greenstein, sócio do escritório de advocacia DLA Piper. Uma das vantagens de vender para empreendedores que já têm franquias de outras redes é que eles precisam de menos treinamento. É necessário ensiná-los sobre a marca em si, mas não sobre a administração do negócio. Outras vantagens são que eles sabem seguir as regras da franquia, podem comprovar seu sucesso prévio facilmente e têm economia de escala por manterem uma estrutura de back office. “As desvantagens podem ser uma paixão menor pela marca. Além disso, resultados ruins em parte dos negócios podem impactar as outras marcas com que esses franqueados trabalham”, afirma Greenstein.

    2. Venda de unidades próprias
    Redes como Wendy’s, McDonald’s e TGI Fridays estão transformando unidades próprias em franquias. “É uma maneira de diminuir custos e aumentar a receita”, diz Greenstein. Ao fazer isso, os franqueadores conseguem reduzir o investimento nessas lojas e trazer novos franqueados para rede. Nesse tipo de transação, a empresa franqueadora pode também fazer o comprador se comprometer a abrir outras unidades naquela ou em outra região.

    3. Tecnologia para aumentar vendas
    A tecnologia empregada em aplicativos, soluções de delivery, ferramentas de pagamento, computação em nuvem, intranet e mídias sociais está ajudando as franquias a ganhar mais. “É uma importante contribuição para o crescimento da empresa. A tecnologia aumenta a lucratividade e o número de clientes que entram na loja. Também economiza tempo e divulga a marca”, afirma Greenstein. Do lado interno da rede, as soluções reduzem o tempo de treinamento e melhoram o relacionamento entre franqueador e franqueado.

    4. Cuidado com a privacidade
    A segurança da informação tem sido uma grande preocupação das franquias. O vazamento de dados de clientes pode acarretar altos gastos para o franqueador. “Os custos de notificar as pessoas, monitorar os serviços, oferecer atendimento e contratar advogados e empresas de relações públicas é grande. E, claro, há o custo de reputação”, diz Greenstein. Mesmo que o problema ocorra em uma unidade franqueada, o franqueador pode ser responsabilizado pelo vazamento de dados do cliente.

    5. Investimento dos fundos de private equity
    Os fundos de private equity, criados por grandes investidores, reúnem capital para comprar e vender empresas. Muitos têm adquirido participação nas empresas franqueadoras. “A questão é que esses fundos têm horizontes curtos para entrar e sair dos negócios – de quatro a seis anos”, afirma Richard Morey, sócio da DLA Piper. “Enquanto isso, os franqueadores têm uma visão de longo prazo.” Os investidores têm também feito aportes em franqueados – nesse caso, são empreendedores que fazem parte de grandes redes e têm grandes perspectivas de crescimento. “Os fundos querem franqueados com o direito de expandir o seu número de unidades e boas relações com os franqueadores”, diz Morey.

    Fonte: PEGN

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