Na correria do dia a dia é comum muitos líderes demostrarem preocupação apenas com metas, números e trabalhos concluídos.
De fato, dar atenção a estas áreas é fundamental para o sucesso de uma empresa. Porém existe outra ação que é tão importante quanto acompanhar indicadores e serviços concluídos, trata-se de OUVIR SEU COLABORADOR.
Verdadeiros líderes demonstram interesse sincero no bem-estar de cada membro da sua equipe. Estes líderes sabem que uma das necessidades mais profundas do ser humano é ser ouvido. Eles sabem que ao ouvirem seus colaboradores, vão deixá-los mais felizes e motivados.
Porém muitos líderes não sabem como iniciar esta conversa e incentivar seu colaborador a falar.
Por isso, neste artigo veremos como podemos fazer isso usando 6 perguntas instigantes.
Atenção: nesta conversa você pode ouvir coisas que nem imaginava, não demonstre surpresa enquanto ouve as respostas. Tenha um semblante amistoso e, consentindo com a cabeça, incentive o colaborador a falar .
Para iniciar essa conversa, você de deixá-lo bem à vontade, deixando claro que ele não está sendo avaliado, e sim que você quer conhecê-lo melhor e avaliar como pode melhorar sua satisfação no trabalho.
Agora veja as 6 perguntas abertas que farão seu colaborador “abrir seu coração”:
- – O que mais você aprecia no trabalho?
- – O que mais o frustra no trabalho?
- – Se pudesse mudar apenas uma coisa em seu trabalho, qual seria?
- – Como posso apoiá-lo melhor?
- – Como avaliaria sua satisfação no emprego?
Se você se sentir à vontade e percebeu que o colaborador tem uma intenção sincera de ajudar no crescimento da empresa, você pode fazer a pergunta nº 6:
- – Como avaliaria meu desempenho como líder?
Mas atenção, é fundamental usar de inteligência emocional neste momento, visto que a resposta pode não agradá-lo. Mantenha uma postura tranquila e mostre que está sinceramente interessado em melhorar como líder nos pontos citados pelo colaborador.
Desejo que a leitura deste artigo o incentive a ouvir seu colaborador. Tenha em mente que as respostas vão ajudar você como líder a conhecer melhor a sua equipe e até descobrir pontos de melhoria em sua empresa.
Além do mais, ao ouvir seu colaborador você estará desenvolvendo sua liderança, estreitando o relacionamento e naturalmente aumentando sua influência sobre a equipe.
Fonte: Falando De Varejo