Aprenda a usar a psicologia das cores e melhore as vendas

    Sabia que com a utilização correta da psicologia das cores você pode vender muito mais?

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    Você conhece ou ao menos já ouvir falar na “psicologia das cores”? Esse é o estudo que tenta determinar os significados que as cores carregam e os sentimentos que são trazidos por elas.

    Com a psicologia das cores é possível alavancar ainda mais suas vendas e as mais diversas áreas da empresa, como o Marketing. Mas como fazer isso?

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    Confira exemplos de como o uso da psicologia das cores tem tudo a ver com o volume de vendas

    No post de hoje, explicaremos um pouco mais sobre o que é a psicologia das cores, com exemplos de aplicações e várias dicas para que você consiga colocá-la em prática e gerar ótimos resultados. Confira!

    Como funciona a psicologia das cores?

    As cores podem nos causar diferentes sensações porque ativam várias partes de nosso cérebro, que é o responsável por tudo aquilo que sentimos. A psicologia das cores, portanto, analisa nossas possíveis reações de acordo com cada cor que enxergamos.

    Já reparou que a maioria dos fast-foods — como o McDonald’s, por exemplo — usam a cor vermelha ou amarela em seu logo? Isso não é coincidência: essas cores nos deixam mais agitados e mexem com nossa fome, o que torna mais provável que você fique com vontade de comer algo lá.

    Esse é um dos exemplos de como o uso da psicologia das cores tem tudo a ver com o volume de vendas e também com a concretização e reconhecimento da marca no mercado.

    Entenda agora como você pode usar as cores a seu favor!

    Entenda agora como você pode usar as cores a seu favor!

    As empresas de tecnologia e as redes sociais, por exemplo, geralmente são da cor azul (Facebook, Twitter, LinkedIn, Vimeo, Skype), pois essa cor está relacionada à confiança e inteligência. Já o verde se liga muito ao meio ambiente, enquanto o laranja tem tudo a ver com questões promocionais etc.

    Como usá-la em minha empresa?

    Existem várias formas de aplicar a psicologia das cores em seu negócio, principalmente, se você está afim de incorporar suas técnicas de forma simples, sem muitos gastos. É até possível que você esteja utilizando as ferramentas certas, mas com cores erradas. Vamos entender melhor:

    Logo

    O logo de sua empresa é seu cartão de visitas. Ele deve resumir os conceitos e ideias que estão por trás de sua marca e ser bastante atrativo para seus públicos. Por isso, as cores certas são essenciais para que esse logo seja um sucesso — assim como a sua ideia.

    Tenha uma noção muito boa do que representa seu negócio. Como citamos, cores podem despertar sentimentos, e também representar ideias. Portanto, escolha cores que se ligam ao seu ramo e sejam atrativas. Um designer pode te ajudar muito nisso!

    Conversões

    O bom uso das cores pode mudar totalmente sua taxa de conversão de e-mails. Um botão, por exemplo, precisa de destaque para que seu consumidor ou potencial cliente tenha conhecimento de que ele está lá para ser utilizado.

    O segredo, aqui, não é escolher uma cor especial em si, mas analisar qual cor se destaca diante das outras que você já está utilizando em seu e-mail marketing. Se tudo é azul e bem claro, por exemplo, não é interessante colocar um botão cinza. Procure pensar em uma cor que componha uma paleta harmônica com as outras, mas que, mesmo assim, tenha seu devido destaque, como o laranja.

    Ads

    Assim como no e-mail, no Ads também é possível utilizar um bom conjunto de cores para receber destaque. A ideia é a mesma: observar como é possível destacar seu anúncio em meio ao resto da página e às outras cores que já estão presentes. Procure utilizar paletas chamativas, mas que não sejam muito gritantes — é por isso que o laranja tem tudo a ver com questões promocionais.

    Reconhecimento do público

    O perfil de seu público indica o tipo de cor que você deve usar em sua marca ou campanha

    Reconhecimento do público

    Dependendo das cores que estiver usando em seus anúncios, você terá uma noção maior dos clientes que possui: mais racionais, por exemplo, ou mais impulsivos. Os impulsivos são mais atraídos pelas cores fortes e chamativas, como o vermelho e o amarelo, enquanto os racionais se aproximam mais dos tons de azul. Esses testes de cores podem dizer muito sobre seu negócio, mas também sobre seu próprio público!

    Fonte: Agendor 

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