As tecnologias indispensáveis para o varejo brasileiro

    Acompanhar os movimentos tecnológicos é fundamental para entender a que ritmo e direção caminham o varejo

    442

    Quais tecnologias são indispensáveis para o varejo brasileiro?

    O setor varejista está em uma maré de mudanças tecnológicas e, neste contexto, novas plataformas e soluções surgem a todo o momento. Também não é novidade que o consumidor mudou, transformação que impacta diretamente no relacionamento entre cliente e marca. Acompanhar esses movimentos é fundamental para entender a que ritmo e direção caminham o varejo.

    “Há dois fatores essenciais que ditam o ritmo da transformação que vem acontecendo: a convergência viabilizada pela internet e a mobilidade. Hoje, o consumidor quer interagir com as marcas, consumir conteúdo e realizar suas compras independentemente do canal ou dispositivo escolhidos.” afirma Jean Klaumman, VP de operações da Linx.

    Para sobreviver em meio a tantas mudanças é essencial que os varejistas, independentemente do porte e do segmento, conheçam as tecnologias para gestão do negócio e estejam atentos às principais tendências no setor. Pensando nisso, a Linx, que é especializada em tecnologia para gestão do Varejo, listou cinco tecnologias indispensáveis para o varejista turbinar o seu negócio em 2015.

    Conceito e tecnologia

    O iBeacon, sensor que transmite dados via Bluetooth, é um exemplo do uso da tecnologia no setor. Com uma rede de beacons, por exemplo, qualquer marca, varejista, aplicativo ou plataforma pode entender exatamente onde um consumidor está no ambiente físico. Quando um cliente se aproxima da vitrine, e o ibeacon reconhece que aquele consumidor está interessado em determinado produto, o lojista pode sugerir promoções específicas para aquele cliente, como base no histórico do interesse de compra dele. Isso promove a oportunidade de vender ao consumidor considerando o contexto no qual ele está inserido e mostrando a ele propagandas e promoções com mais significado.

    O RFID, além de auxiliar nos processos de compra em lojas físicas, também funcionaria para decisões inteligentes de estoque. Trata-se de um sistema de identificação de mercadorias via rádio frequência que proporciona agilidade na gestão de produtos. No Varejo, o controle da movimentação das mercadorias no estoque e nas lojas é ponto crucial para a lucratividade da empresa. Essa tecnologia está presente em todas as fases da venda, desde a saída do produto do estoque, pagamento da peça – caixas de autoatendimento – e na troca da peça, quando necessário.

    Já o omnichannel, conceito que integra e organiza todas as soluções tecnológicas e informações do varejista, independentemente do canal de venda, é outra ferramenta indispensável, contribuindo para uma experiência positiva de consumo, seja on ou offline. Hoje, as lojas se tornaram um espaço de conexão e experiência, com o conceito de omnichanel é possível ter redução na porcentagem das rupturas de venda, pois o varejista tem diversos canais da loja integrados.

    Outra tecnologia que faz parte da lista de tendências é o Mapa de Calor. Ele auxilia, via sensores de calor, a identificar quais locais da loja estão sendo mais procurados pelo cliente, assim o varejista consegue identificar quais são os produtos que estão atraindo mais clientes e quais mercadorias são menos atrativas. O comerciante também consegue mapear todas as suas franquias, identificando quais lojas recebem mais clientes e quais produtos estão chamando mais atenção na vitrine.

    Por fim, as soluções de Mobilidade possibilitam experiência única de compra para o consumidor. Por meio de smartphone ou tablets, clientes podem ser atendidos de forma rápida e personalizada, sem filas e com muito mais interação. Catálogos virtuais, lookbook interativo e diversos aplicativos que descomplicam a compra são ferramentas de fidelização essenciais para o varejista. Soluções em mobilidade trazem eficiência para o consumidor e para o vendedor, descomplicando o dia a dia das lojas.

    Fonte: Decision Report

    Like
    Like Love Haha Wow Sad Angry

    Comments

    comments