Clientes perdidos: como a tecnologia ajuda vendedores a retomar contatos antigos

    O primeiro passo para a recuperação de clientes perdidos é atualizar a lista com contatos qualificados constantemente

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    Imagem Divulgação

    Retomar um contato antigo não é uma tarefa fácil. As listas de contatos (mailings), por exemplo, apodrecem em média 25% a cada ano. As pessoas podem ter trocado de empresa, mudado de e-mail ou telefone, ou simplesmente não executam mais a atividade que o torna o contato principal do vendedor. Por isso, o primeiro passo para a recuperação de clientes perdidos é atualizar a lista com contatos qualificados constantemente. Existem várias tecnologias e recursos que podem ajudar nessa tarefa, e vamos falar um pouco sobre eles nesse post.

    • Televendas: uma equipe de televendas ajuda a atualizar o mailing de forma rápida e eficiente; e mais, ainda pode ser uma forma de estimular o contato constante e periódico, que ajuda a manter o relacionamento e evita que se tornem clientes perdidos.
    • E-mail marketing: essa é outra forma de manter e até retomar o contato com clientes perdidos. Mas é preciso ter cuidado: o conteúdo deve ser relevante, ou pode trazer ainda mais prejuízos e acabar com esse contato permanentemente. Aqui, quem assina o e-mail é um dos seus vendedores ou contatos comercial, e mostra que existe uma pessoa à disposição para realizar o atendimento.
    • Mensagem de texto e Whatsapp: o primeiro é uma técnica antiga, enquanto o último é uma tecnologia recente. Em ambos os casos, o canal de comunicação está sendo aberto e pode lembrar o cliente que aquele vendedor ainda está disponível.
    • E-commerce: apesar de ser uma tecnologia tipicamente voltada para vendas, também é possível usá-lo na recuperação de clientes perdidos. O e-commerce mantém um histórico de compras do usuário e existem ferramentas que podem pegar essas informações e enviar e-mails periodicamente provocando a recompra daquele produto, ou sugerindo outros afins. Essas ferramentas valem tanto para compras recorrentes de um B2C, como em sites de supermercados, quanto para vendas B2B, que são feitas por compradores que estão acostumados a repor estoque periodicamente.

    Utilizar todas estas tecnologias juntas e de forma integrada dá mais poder à estratégia de recuperação clientes perdidos. O televendas, por exemplo, pode aproveitar o histórico de vendas do e-commerce de um determinado cliente para retomar o contato. O e-mail marketing também fica mais dirigido, e mais interessante para o leitor, quando é baseado no histórico de compras do usuário. O SMS e o Whatsapp ainda merecem uma atenção especial para tonar aquela mensagem relevante, por ser um pouco mais invasivo. Se você gostou das nossas dicas para retomar o contato com clientes perdidos, conheça outras técnicas que indicamos para a recuperação de clientes inativos. Ficou com dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

    Fonte: Flexy 

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