Como fechar equivalente a um ano de negócios nos primeiros três meses do ano

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    O ano passado foi difícil para muitos empreendedores, mas 2017 traz uma nova chance de melhorar nos negócios. Os três primeiros meses são a época para ditar o tom das vendas para o resto do ano. O site Inc. listou cinco atitudes para você aproveitar seus contatos e converter o máximo de vendas possível nos próximos 90 dias. Confira.

    1. Pare com as outras atividades
    Concentre-se em quem pode virar cliente. Seu calendário deve conter somente reuniões com quem já compra o seu produto ou serviço ou com quem pode se tornar freguês. Outras atividades, como treinamentos, novas tecnologias, contratações, mentoria e férias podem ficar para depois. As vendas são prioridade.

    2. Eleja os melhores prospects
    Prospects são os clientes em potencial que já demonstraram interesse no produto ou serviço. Para escolher os melhores, não basta separar somente aqueles que precisam daquilo que você vende ou aqueles que têm mais dinheiro. Os melhores clientes (tanto os potenciais quanto os já existentes) são aqueles que confiam na sua empresa. A razão para isso é que, mesmo que ele precise muito do seu produto e que tenha todo o dinheiro necessário, o comprador não irá fechar com a sua empresa se ele não confiar na sua marca. Por isso, tome cuidado: vender com muita pressa ou pressionar o possível cliente mostra que você está muito mais preocupado com o seu lado do que com o freguês. E isso acaba com o relacionamento.

    3. Crie as conversas
    Agora que você já encontrou os prospects, precisa partir para o contato. Mas vá com calma. Aparecer no começo do ano com um papo de “olá, espero que você esteja bem. Temos um novo produto” mostra que você só quer é vender. E muitos clientes podem se irritar com isso. Em vez de se concentrar em você e nas suas vontades, foque na outra pessoa. Ouça o que ela tem a dizer. Por exemplo: dê uma olhada no LinkedIn do comprador. A mensagem pode ser nessa linha: “oi, fulano. Vi que você foi promovido. Parabéns! Como está a nova função?”.  Depois que começar uma conversa de fato, provavelmente o interlocutor irá dizer “e você? O que tem feito?”. Aí estará a sua oportunidade de falar do produto novo.

    4. Peça uma recomendação
    Supondo que o cliente da conversa anterior não esteja interessado no seu produto novo, você pode pedir uma recomendação. Pergunte se ele conhece alguém que possa querer comprar a novidade. Veja se ele pode mandar um e-mail para essa terceira pessoa, falando que já trabalhou com a sua empresa. Dali em diante, você pode continuar a conversa com o outro prospect. Evite, nesse caso, apenas pegar o e-mail de outra pessoa e enviar você mesmo a mensagem. Isso pode ser encarado como spam.

    5. Aproveite as oportunidades
    Conforme você percorre a lista dos clientes atuais e potenciais, vai encontrar várias oportunidade de venda. Também deve conseguir algumas chances com as recomendações. O desafio é converter esses contatos o mais rapidamente possível. Para isso, vale recorrer a algumas táticas. Por exemplo: dê ao prospect um prazo para que tome a decisão. Ou conceda um desconto por tempo limitado. Você pode ainda informar que o preço vai subir logo. Como o cliente tem confiança na sua empresa, você não vai soar manipulador.

    Fonte: PEGN

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