Como o seu negócio pode faturar nas Olimpíadas

    O evento no Rio de Janeiro atrairá as atenções para o país e pode beneficiar empreendedores brasileiros

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    A partir desta semana, a capital carioca sediará por 16 dias os Jogos Olímpícos de 2016. O evento esportivo que, de acordo com o Ministério do Turismo deve atrair cerca de um milhão de turistas para o Brasil, pode ser um pontapé nos lucros de empreendedores e donos de negócios.

    Segundo Silvio Laban, coordenador de MBA do Instituto Insper, apostar nas Olimpíadas para lucrar mais exige um planejamento antecipado para aumentar o ritmo do negócio durante a realização dos jogos. O preparo de funcionários e a compra de eventuais mercadorias para ofertar durante o evento não devem ficar para a última hora. “Durante as Olimpíadas, as coisas funcionam de forma diferente de como foi durante a Copa. As atenções são distribuídas em vários esportes e é preciso se planejar.” Confira quatro dicas que podem fazer diferença no caixa durante o evento.

    1. Aposte em eventos diferentes
    Os empreendedores do setor de alimentação têm grandes oportunidades durante as Olimpíadas. Os estabelecimentos podem ofertar eventos de happy hour para assistir aos jogos ou até mesmo esquemas especiais no bar ou restaurante para as cerimônias de abertura e encerramento, por exemplo. “A criação dessa grande oportunidade de reunião e contato com as pessoas é positiva para o negócio e tem um lado comercial” afirma Laban.

    2. Invista no tema esporte
    Investir na produção e comercialização de produtos com os temas Olimpíadas e esportes pode dar uma guinada no lucro durante o evento. Aposte em produtos que lembrem coisas saudáveis e práticas esportivas e que associem sua marca ao evento esportivo, à vida dos atletas e ao legado das Olimpíadas.

    3. Reforce os estoques
    Se seu comércio está próximo a locais de jogos ou de transmissão, prepare os estoques para não perder vendas. “As lojas devem estar preparadas para receber os turistas, valorizando as mercadorias. O turista quer coisas diferentes e típicas daqui, produtos locais e atendimento qualificados”, afirma Laban.

    4. Foque naquilo que é relevante para os seus consumidores
    As grandes marcas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos têm um apelo e um alcance muito maior, mas existem inúmeras marcas de suporte e estabelecimentos espalhados pela capital carioca. O dono deve entender que existe espaço para encontrar aquilo que é relevante para seu público e apostar naquilo que atende melhor o seu modelo de negócio. Segundo Laban, não é necessário o investimento em grandes promoções e no uso de imagens de atletas em negócios de porte pequeno, por exemplo. Cada negócio tem seu nicho, seu público e seu funcionamento específico.

    Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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