- Propaganda
Comunicação não-pessoal e paga. Utiliza-se de várias mídias e é feita por empresas comerciais, organizações sem fins lucrativos ou indivíduos, que de algum modo são identificados na mensagem da propaganda. O objetivo é informar ou persuadir o público-alvo.
- Publicidade
É qualquer forma não paga de divulgação de produtos. Trata-se da conquista de espaços gratuitos na mídia, por meio de coletivas de imprensa, assessoria de imprensa, ações sociais e ambientais, distribuição de brindes, colocação de painéis em locais estratégicos etc.
Por exemplo, uma empresa pode divulgar sua marca patrocinando atletas, que usarão boné e camisetas estampados com o logotipo do negócio. Embora, o atleta receba apoio financeiro, não é remunerada a mídia na qual a imagem do atleta aparece (TV, jornais, revistas).
- Promoção de vendas
Este tipo de incentivo visa aumentar as vendas do produto em curto prazo. O objetivo da marca ou produto é fazer “barulho” no mercado. Normalmente são ações que demandam certa produção e o envolvimento de uma série de recursos. Buscam aumentar as vendas. Pode ser realizada junto à equipe de vendas, intermediários ou consumidores.
- Merchandising
O marketing trata de ações no mercado; já o merchandising trata de ações para a mercadoria. São ações que colocam no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa e a preço certo. Quando realizada no ponto-de-venda, tem como objetivo aumentar o giro de um determinado produto em um período específico.
- Relações públicas
O setor relações públicas é responsável pelo gerenciamento da comunicação corporativa. Consiste em monitorar e gerenciar o relacionamento da organização com seus públicos de interesse.
Em relação ao marketing, responde por todos os aspectos que podem interferir na imagem da marca ou da organização perante a opinião pública, zelando por sua preservação e os valores que ela deve transmitir. É acionada especialmente em momentos de crise com a opinião pública.
- Venda pessoal
É a ferramenta mais eficaz em termos de custos nos estágios finais do processo de compra, particularmente, no desenvolvimento da preferência, convicção e ação do consumidor. A venda pessoal envolve relacionamento ao vivo, imediato e interativo com o consumidor, permitindo uma relação duradoura.
O esforço de vendas deve estar em consonância com todo o mix promocional já adotado para um determinado produto. Deve-se também organizar material promocional para ser utilizado pelo vendedor (pastas, prospectos) e realizar programas de treinamento pessoal, a fim de fortalecer o conhecimento dos vendedores sobre o produto e sobre o comportamento dos consumidores.
Dica: prepare uma agenda ou roteiro de visitas com listas de clientes potenciais (prospects) e formação de bancos de dados sobre as visitas. Organize equipes de vendedores ou negociadores para vendas de grande porte.
- Marketing direto
Utilização de estratégias a fim de obter uma resposta direta e mensurável do consumidor atingido, sem o uso de intermediários. Pressupõe a utilização de bancos de dados e marketing de relacionamento.
As principais ferramentas de marketing direto são: mala direta; catálogos; telemarketing; e internet. No último caso, destaque para as redes sociais, que se tornaram fator de promoção imprescindível, pois na web o empresário consegue identificar o que o consumidor realmente deseja, pensa e espera de seu produto/serviço.
Além disso, é possível conhecer o comportando do cliente, ou seja, como este consumidor compra e qual seu estilo de vida e seus valores. Todas essas informações são preciosíssimas para empresa.
Fonte: Sebrae