Soluções aliadas para aumentar as vendas

    A terceirização de serviços de negócios consolidou-se como uma opção inovadora que permite elaborar uma estratégia comercial de maneira integral e flexível. Com o desenvolvimento de novas ferramentas as grandes companhias obtêm um partner estratégico.

    630

    Um dos maiores desafios para o mercado de bens de consumo é poder integrar em uma só ferramenta todas as áreas relacionadas ao negócio: venda, atenção ao cliente, relacionamento com fornecedores, entre outras. Contar com uma única ferramenta com estas funcionalidades não apenas agilizaria o trabalho diário, mas também permitiria um aumento de produtividade e vendas. Entretanto, não adianta oferecer um serviço, uma plataforma ou um método para cumprir estes requerimentos se trata-se de uma proposta estática. Por isso, muitas das empresas de bens de consumo mais importantes do mundo estão depositando sua confiança na terceirização de serviços mediante empresas de Business Process Outsourcing (BPO), que permitem planificar uma estratégia comercial de maneira integrada, flexível e dinâmica. Esta metodologia teve sua efetividade comprovada, por exemplo, na Espanha, quando, em plena crise econômica de 2010, conseguiu manter-se estável e brindar as companhias como um aliado flexível e adaptável aos diferentes requisitos de cada empresa, inclusive em um ambiente instável.

    No Brasil, essa necessidade torna-se ainda mais desafiadora por ser um país com uma população de 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de elevado tamanho e potencial (uma vez que o mercado de bens de consumo representa 20% do PIB nacional, segundo a PWC) e nos contextos social, político e econômico conturbados como os atuais. Assim, muitas empresas de bens de consumo buscam um aliado que possa trazer soluções integradas e flexíveis para adaptar-se às necessidades próprias de seu negócio, encurtar distâncias e reduzir tempo e custos. E, neste sentido, o desenvolvimento de novas soluções como a ferramenta Sales Drive Management (SDM), usada por várias das marcas globais mais importantes de bens de consumo, é fundamental. Trata-se de uma inovadora solução desenvolvida pela Apex America, empresa de serviços BPO especializada em SDM que soube canalizar os avanços digitais nesta plataforma que integra pessoas e tecnologia, orientada a melhorar as vendas e a cobertura territorial de companhias tanto B2B como B2C.

    A rápida aceitação desta solução se deve, além de sua flexibilidade, ao fato de conseguir vincular a área comercial da marca com seus pontos de venda, já que o SDM integra atividades de venda com atenção ao cliente utilizando meios de contato telefônico, web, celular e mensagens. Deste modo, combina a estrutura comercial com as ferramentas de gestão para, assim, deixar de ser um mero receptor de pedidos e oferecer também um rol proativo, que não apenas ajude a aumentar as transações próprias, mas a de seus clientes e pontos de venda. Isaac Ivanoff, diretor comercial da Apex America no Brasil, onde a empresa está há quase três anos, explica: “Graças ao SDM consegue-se obter diferentes módulos de gestão que permitem  controlar a distribuição e venda proativa de forma sinérgica a partir de um único ponto, gerar uma solicitação e o acompanhamento de um pedido, solicitar ativos da empresa, fazer a comunicação de promoções e/ou descontos e analisar a efetividade das vendas frente aos objetivos estabelecidos”. E completa: “Nós desenvolvemos um modelo próprio de gestão do SDM que nos permite ter informação automatizada e centralizada de cada cliente para segmentar cada necessidade e agilizar as soluções. A integração destas plataformas de gestão foi, sem dúvidas, a fórmula geradora de um aumento de produtividade de todos os nossos clientes”.

    As mudanças dos tempos de hoje obrigam as empresas a buscar soluções que possam atender aos anseios de um serviço integral. Assim como já está comprovada a necessidade de brindar os usuários com uma atenção unificada, sem interrupções, ou seja, multicanal (omnichannel), e se comprovaram os benefícios disto, as grandes companhias elegeram ter uma centralização de gestão que facilite e nivele o caminho, elimine a perda de tempo, permita atingir territórios impossíveis de alcançar de um modo tradicional e que, como plus, ofereça um componente proativo que as ajude a aumentar consideravelmente as vendas e reduzir significativamente os custos.

    Isaac Ivanoff, diretor comercial Apex America Brasil

    (*) Isaac Ivanoff é diretor comercial da Apex America no Brasil. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e tem MBA Executivo em Marketing pela Laureate International Universities. Teve passagens como executivo comercial em grandes companhias do setor de outsourcing, como Atento, Quality, CSU e BizPro.

    Sobre a Apex America 

    A Apex é uma empresa argentina e está há dois anos no Brasil. Atualmente, tem mais de 5 mil colaboradores em 7 países (Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Brasil, Chile, Honduras e El Salvador). Entre os clientes estão grandes empresas multinacionais dos setores de bens de consumo, tecnologia, financeiro e telecomunicações.

    Fonte: Varejista

    Like
    Like Love Haha Wow Sad Angry

    Comments

    comments