Atividade do varejo abre 2017 em queda, segundo Serasa

Indicador aponta queda de 4,2% em janeiro na comparação com 2016.

970

A atividade do varejo registrou queda de 4,2% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com indicador elaborado pela Serasa Experian. Ante dezembro, o recuo foi de 2,1%, feitos os ajustes sazonais.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento do desemprego e a necessidade do consumidor em quitar dívidas para sair da inadimplência mantiveram o consumo enfraquecido no primeiro mês de 2017.

Atividade do varejo caiu em janeiro na comparação com o ano anterior (Foto: Reprodução/ RPC)

Segmentos

A maior queda dentre os segmentos varejistas em janeiro ocorreu nas lojas de material de construção, recuo de 3,6% ante dezembro. No segmento de veículos, motos e peças a retração foi de 2,4%, bastante semelhante ao recuo de 2,2% observado no setor de móveis, eletroeletrônicos e informática. Também houve queda de 1,6% tanto no segmento de combustíveis e lubrificantes quanto no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou alta, de 0,8% ante dezembro.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, todos os segmentos registraram queda de movimento. O maior recuo também ocorreu nas lojas de materiais de construção (-12,1%), seguida pelos móveis e eletrodomésticos (-11,3%), Tecidos, vestuário e calçados (-11,2%), veículos motos e peças (-9,4%), supermercados (-5,9%) e combustíveis e lubrificantes (-3,2%).

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados do birô de crédito.

 Fonte: G1
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments