Empreendedor está confiante com vendas para o final do ano, diz pesquisa

Em quase todas as regiões do país, empresários acreditam que o quarto trimestre do ano trará melhorias para as vendas

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As vendas para o último trimestre do ano tendem a aumentar e o comércio voltará a funcionar melhor depois de um longo período de crise. De acordo com o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), elaborado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, com apoio do Santander, a maioria dos pequenos e médios empresários está positiva e esperançosa em relação à retomada de uma relação de confiança dos clientes com as marcas, o que fará com que a porcentagem de vendas de fim de ano em todas as regiões do Brasil aumente.

A informação foi fornecida com exclusividade a Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Os dados do IC-PMN foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com cerca de 1.262 pequenos e médios empresários dos setores da indústria, comércio e serviços de várias regiões do país.

A pesquisa apontou que a expectativa em relação ao volume de vendas até o final do trimestre é grande. Mais de 54% das empresas dos setores de indústria, serviços e comércio esperam que as vendas cresçam e 11% dessas empresas acreditam que o movimento de vendas crescerá muito. Apenas 7,53% das companhias entrevistadas acreditam em queda nas vendas.

Segundo Gino Olivares, professor e pesquisador do Insper, esse cenário positivo não ocorria há muito tempo. “Depois de muito tempo, essa é uma variação muito expressiva. Com a crise que se espalhou por diversos setores do comércio, essa melhoria mostra que há um processo natural de recuperaçãoe que a economia começará a sair do buraco”, diz Olivares.

Para ele, esse otimismo pode ser explicado considerando que a economia no Brasil está, aos poucos, se recuperando. “Isso não é um sinal que as coisas irão decolar e se tornarem perfeitas de uma hora para outra, mas é um sinal de que o pior momento de crise já passou e de que, em termos econômicos, o Brasil está voltando à superfície”, afirma.

Na avaliação separada por regiões, o IC-PMN aponta que os empresários do Centro-Oeste são os mais confiantes, esperando um aumento de vendas de 13,33% em relação ao terceiro trimestre do ano. No Sul, a expectativa de aumento é de 10,88%. No Sudeste, os empresários esperam uma melhoria em 11,97% e no Nordeste a expectativa é de crescimento de 9,73%.

De acordo Olivares, a volta da confiança do consumidor mediante um cenário de recuperação de crise explica a homogeneidade das expectativas nas diferentes regiões do Brasil. “Em todas as regiões a resposta majoritária é que os empresários creem que vendas aumentarão no último trimestre do ano. Isso se traduz na expectativa de que a demanda será superior a de outros trimestres. É apenas uma expectativa, mas o empresário está, de fato, mais esperançoso.”

Segundo o professor, os empreendedores devem observar com cautela esse momento. “A recuperação da confiança dos consumidores é crucial, mas não é suficiente para recuperar toda a atividade econômica bagunçada durante a crise. O empresário está machucado pela ociosidade e vai primeiro observar o cenário da retomada da atividade para começar a agir.”

Fonte: PEGN 

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