As festas juninas passam a ser o foco das comemorações para o setor supermercadista. O momento é de boas expectativas para o setor, que espera um aumento de 10% a 15% nas vendas de produtos relacionados às festividades, como por exemplo, amendoim, milho para pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão, segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS).
As festividades devem ajudar a categoria a crescer 1% nas vendas em junho e julho, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é positivo, principalmente levando em consideração os atuais cenários econômico e político do Brasil, o desemprego e a queda na renda. Em relação aos preços são encontradas variações de um ano para outro – e em cada item. Como base de comparação, ao longo dos últimos 12 meses, os preços de alguns itens relacionados a esse período aumentaram como foi o caso do vinho 17,56%, refrigerante 10,80% e milho 11,37%.
Além da elevação de vendas dos produtos típicos nessa época, o setor de supermercados é impactado positivamente pelo maior fluxo e tráfego de consumidores nas lojas, que impulsionam a comercialização de outros produtos, tais como carnes, queijos e bebidas em geral. O clima mais frio, por exemplo, afeta positivamente a venda de vinhos também. Para as indústrias de alimentos diretamente relacionadas a esse período, as vendas de junho e julho representam uma parcela significativa na comercialização anual dos produtos.
Fonte: Mundo Marketing