Instagram lança ferramentas para empresas no Brasil

Perfis para negócios estarão disponíveis a partir de hoje no país

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Em  junho, o Instagram anunciou novas ferramentas para empresas na plataforma, com perfis para negócios, métricas internas e ação de impulsionar postagens. Agora, estes novos recursos começam a ser disponibilizados para empresas brasileiras.

Segundo Jim Squires, diretor de operações de mercado do Instagram no mundo, a comunidade de negócios na rede é enorme e o Brasil é, hoje, estratégico. “O Brasil é o segundo maior país no Instagram, com 35 milhões de pessoas”, diz Squires, em entrevista exclusiva ao site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

De acordo com ele, 50% dos 500 milhões de contas ativas mensais seguem negócios no Instagram. Por isso, a empresa realizou mais de 100 entrevistas com pequenos negócios para entender como a plataforma poderia ser útil na vida dos empreendedores. “Nós chegamos a três necessidades principais dos pequenos negócios. A primeira era uma forma de se comunicar melhor com os seguidores. A segunda envolvia saber o que estava dando certo ou não no perfil. E a terceira era alcançar ainda mais consumidores”, diz.

Com base nesta pesquisa, a empresa anunciou três novos recursos: os perfis de negócios, as métricas internas e a promoção de posts. “As novas ferramentas ajudam os empreendedores a entender quais são seus produtos mais interessantes para os seguidores e também conseguir novos consumidores”, afirma.

Os perfis para negócios trarão informações importantes para as empresas se aproximarem dos consumidores. Além de informações como telefone, endereço e descrições do negócio, os usuários da rede terão acesso a um botão para entrar em contato. Nesta opção, a empresa poderá escolher se prefere disponibilizar um e-mail ou telefone.

“O app terá uma configuração para indicar que seu perfil é um negócio. É muito simples”, diz Squires. Os perfis devem estar linkados a uma página da empresa no Facebook.

A partir do momento que o perfil entra na categoria business, ele passa a ter acesso ao Insights, espaço de métricas do Instagram. Assim como o Facebook, os empreendedores conseguem, através desta ferramenta, identificar quem são seus seguidores e quais são suas preferências. “Isso permite que os negócios entendam o que está funcionando ou não na plataforma e que tipo de conteúdo pode gerar mais impacto”, explica Squires.

Os dados disponíveis para os empreendedores serão impressões (número de visualizações que sua publicação recebeu), alcance (número de contas exclusivas que visualizaram sua publicação), cliques no site (número de contas que tocaram no link do site em seu perfil comercial) e atividades do seguidor (média de vezes em que seus seguidores estão no Instagram).

Segundo o executivo, estas duas funcionalidades já estão disponíveis para os brasileiros. Em algumas semanas, o Instagram deve liberar a opção de impulsionar os posts – assim como já é possível no Facebook. “Esta ferramenta é uma forma dos negócios encontrarem novos consumidores e torna os anúncios muito simples”, afirma. Na hora de impulsionar, é possível selecionar um público-alvo ou sugerir que a rede encontre o grupo ideal. Hoje, a rede tem mais de 200 mil anunciantes ativos – a maioria pequenas empresas.

Antes de usar as novas ferramentas, conheça bem qual o foco do seu negócio na plataforma. “É preciso ter em mente o que você quer conseguir para ter melhores resultados”, diz Squires.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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