Vendas do varejo caem 0,6% em março, com agravamento da pandemia e restrições

345

Setor enfrenta dificuldades com novas limitações ao comércio e desemprego elevado

As vendas do varejo brasileiro caíram 0,6% em março, após alta de 0,5% em fevereiro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (7). É o terceiro resultado negativo nos últimos quatro meses.

O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado. Os especialistas ouvidos pela Reuters previam queda de 1,7% no mês. Em 12 meses, o setor acumula alta de 0,7%.

O resultado de março sinaliza a dificuldade que o varejo tem enfrentado com a piora do cenário socioeconômico. As restrições impostas à mobilidade para conter o agravamento da pandemia, além do alto desemprego e fim da primeira rodada do auxílio emergencial, indicam perda de fôlego do setor.

Além desses fatores, o aumento de preços tem pressionado a inflação , o que afeta o consumo das famílias. Segundo a última pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central, a projeção do mercado para a inflação de 2021 subiu de 5,01% para 5,04% – aproximando-se do teto da meta, de 5,25%.

Fonte: https://economia.ig.com.br/2021-05-07/varejo-queda-marco-pandemia-restricoes.html

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments