Inteligência em Vendas

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Em todo campeonato algum pequeno time sempre chega longe!

Devido à inspiração divina? Não, por puro respeito à obediência tática.

Estratégia e tática são palavras oriundas do meio militar, logo aplicadas aos meios esportivos e muito comuns no dicionário corporativo.

Mas, a essa altura do campeonato você deve estar se perguntado: – Tá, e daí?

E daí que sem obediência tática aos métodos da sua empresa você irá tão longe quanto um time mediano onde cada atleta acredita ser o craque do time.

Método é um caminho para atingir determinada meta. Por isso leia com atenção esse artigo.

Acredite no método de vendas da sua empresa.

Toda empresa precisa de indicadores claros para verificar se está no caminho certo.

Para executar bem alguma coisa é preciso acreditar nela. Não fique reinventando a roda. Faça o que precisa ser feito. Coloque seus dons e jeito de ser a serviço do método, mas não reme contra a maré jogando contra seu próprio time.

Aprofunde seu conhecimento no método de vendas da sua empresa.

Só podemos mudar ou sugerir melhorias daquilo que bem conhecemos.

Vejo vendedores criticarem o método de vendas da empresa, o uso do CRM, a política de crédito, simplesmente por que acreditam que é muita burocracia. Quando pergunto: mas você sabe o motivo desta política ou ferramenta? Os benefícios que ela traz? Só respostas evasivas.

Vendedores são míopes no processo pelo simples fato de conhecerem pouco sobre ele. Como estudar dá trabalho, é mais fácil continuar na santa inocência de que tudo o que existe está lá para atrapalhar. Descubra o porquê, como funciona, quais seus benefícios e aí sim tenha uma opinião formada.

Kaizen no método de vendas da sua empresa.

Kaizen significa “melhoria contínua”.

Não existe nada tão perfeito que não pode ser melhorado. É uma antiga filosofia e método de trabalho utilizado no Japão e a base da Gestão pela Qualidade Total.

O método não deve engessar a empresa ou robotizar pessoas. Método bom é método utilizado e devido a isso melhorado. A partir do momento que utilizo o método da forma correta terei condições de sugerir e propor melhorias.

Profissionais de vendas inteligentes gastam tempo e energia em aprender e melhorar o método de venda da empresa e não o seu contrário.

Encontrar maneiras de burlar ou enganar seu gestor com desculpas esfarrapadas como falta de tempo, mercado desaquecido ou “minha memória é de elefante e não preciso registrar nada no CRM”, sim eu já ouvi isso, de nada adiantam.

Como dizem por aí: ruim com ele, muito pior sem ele.

Este artigo foi escrito por Paulo Araújo, colunista do Vendedor 10. Paulo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” – Editora EKO, entre outros livros.
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