Inteligente; Inteligência. Duas palavras que soam bem em qualquer ocasião.
Tem uma conotação positiva quando se pensa “tal pessoa é inteligente”.
Quem não que ser considerado inteligente? Quem não gosta de trabalhar ou conversar com pessoas inteligentes?
Inteligente oriunda do latim. INTELLIGENTIA, de INTELLIGERE, “discernir, compreender, entender”, formado por INTER-, “entre”, mais LEGERE, “escolher, separar”. No século XV passou a abranger “informações obtidas por meio sigiloso”.
Podemos concluir que ser inteligente não mais é do que fazer as escolhas certas.
Qualquer um pode ser inteligente independente do grau de instrução ou formação acadêmica, mas é óbvio que quanto mais informação melhor preparada está para enfrentar uma determinada situação. Algumas dicas…
Primeiro: esteja consciente das suas escolhas. Bem ou mal o tempo todo fazemos escolhas. Desde o que comemos no café da manhã, decisões profissionais, até mesmo o horário certo para dormir e revitalizar suas energias. Nada de deixar ao acaso, pense em que tal decisão irá afetar a sua vida e de pessoas próximas a você. Em vendas é assim! Você toma decisões que melhoram o bem-estar do seu cliente? Como posso fazer o meu cliente se beneficiar com o meu produto? Escolha sempre a favor do cliente desde que isso não afete a saúde financeira da sua empresa.
Segundo: compreenda a situação. Para de presumir! Ouça atentamente o seu cliente, pergunte mais e fale menos. Por vezes o cliente acha que sabe e não sabe, mas por vezes ele sabe e você não sabe! Desça do seu pedestal e tente compreender os sonhos, anseios, medos e inseguranças que cercam o seu cliente antes de decidir pela sua empresa. Cada venda é um aprendizado. Aprenda com isso!
Terceiro: faça as escolhas certas. Decidir certo é fácil. Difícil é arcar com as conseqüências. Pense se a sua escolha gera um CÍRCULO VIRTUOSO ou um CÍRCULO VICIOSO. Já notou que o correto muitas vezes é o chato, é o careta, o quadrado? Agir corretamente e ser fiel a bons princípios faz parte da cartilha de qualquer profissional de sucesso. Pense em quem você admira! Que tipo de escolhas ele faz para a sua vida?
Quarto: ao obter a informação faça bom uso dela. A informação nunca esteve tão disponível e democratizada como hoje. Internet, livros, TV, cinema, rádios, revistas; enfim você hoje você tem acesso ao que décadas atrás era inimaginável. Mas informação não é poder. Transformar a informação em ação sim é poder. Essa é a diferença entre as pessoas de sucesso e as pessoas comuns. Elas fazem, persistem, erram, acertam, aprendem, sentem dor, caem, se levantam, mas de uma coisa eles nunca abrem mão: o direito de tentar fazer. Quem tenta, uma hora consegue.
No fim podemos perceber que ser inteligente é uma questão de escolher bem.
E você? Como andam as suas escolhas?
Este artigo foi escrito por Paulo Araújo, colunista do Vendedor 10. Paulo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” – Editora EKO, entre outros livros.
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