Realização é compartilhar os conhecimentos

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Olá meu novo amigo leitor!

Para inaugurar minha coluna aqui, no Vendedor 10, vou contar um pouco sobre a minha carreira profissional, que inciou no Itaú, em 1984, na área de informática.

Neste ano, estava sendo lançado o Banco Eletrônico, ou seja, eu estava no melhor lugar que se poderia para quem queria trabalhar nesta área.

Como eu tinha 18 anos, ainda estava cursando administração com ênfase em análise de sistemas na FASP em São Paulo que concluí em 1989.

Fui então contratado pela IBM onde fiquei por 6 anos como programador e instrutor de linguagens de programação e bancos de dados.

Então você começa a imaginar um cara metódico, introspectivo e altamente técnico. Mas, como desde o colégio sempre tive facilidade de comunicação, fui mudando aos poucos ainda dentro da área de tecnologia – e então, em 1999 ocorreu a grande mudança em minha carreira profissional: fui para a Microsoft e me tornei gerente de marketing do Windows no Brasil. Sem dúvida, foi uma das fases mais intensas de aprendizado em minha vida profissional.

Aprendi muito sobre marketing, estratégia, métricas de performance e geração de demanda.

Saí da empresa para montar uma revenda Microsoft e então me deparei com o desafio de ter que vender para fazer a empresa decolar. Eu já tinha boas experiências de comunicação e também negociação, mas só tinha feito um treinamento de metodologia de vendas que resolvi começar a aplicar. A coisa funcionou tão bem que a empresa realmente cresceu e eu me tornei instrutor de metodologia de vendas.

Em 2005 vendi a empresa para um grupo bem maior e fui para a SAP, multinacional de software de gestão, onde me tornei vice-presidente de vendas com uma equipe muito experiente e heterogênea.

Tenho prazer em vender, em fechar contratos e em me relacionar com clientes. Mas, minha maior realização é compartilhar os conhecimentos que adquiri nestas empresas com pessoas que não tiveram a mesma oportunidade.

Há pouco mais de 7 anos abri a SalesTalent para realizar esse meu desejo de ensinar e buscar o meu maior desafio que se resume em: mais difícil que vender é fazer com que as pessoas aprendam a vender!

A partir de agora vou publicar dicas e aprendizados que possam fazer com que você aumente sua performance em vendas. Então, até a próxima!

Abraço

Este artigo foi escrito por Helio Azevedo, colunista do Portal Vendedor 10. Atuando há mais de 20 anos nas áreas de vendas e marketing em empresas de tecnologia, Helio foi gerente de Marketing do Windows na Microsoft, diretor de vendas e VP e e-commerce na SAP e palestrante em grandes eventos. Atualmente, o nosso colunista é diretor de conteúdo da SalesTalent Digital, empresa especializada em capacitação de profissionais de vendas de alta performance.

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