4 Dicas básicas para se tornar um vendedor de sucesso

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    Como se tornar um vendedor campeão? Um bom não, um ótimo vendedor.

    Vender não é um trabalho fácil, ainda mais em um mercado que está cada vez mais competitivo. Nessas condições, o segredo é se diferenciar dos outros profissionais, ser o melhor. Mas como conseguir isso? Veja abaixo quatro dicas para se tornar um vendedor campeão.

    1 – Tratar cada cliente como se fosse o único

    Invista no tratamento personalizado. Afinal, ninguém gosta de sentir como se estivesse seguindo um roteiro, ouvindo as mesmas perguntas e recebendo as mesmas respostas. Trate seus clientes como se eles fossem únicos, seus preferidos. Fique atento às suas preferências, produtos que mais compram e interesses gerais. Faça uma ficha e organize esses dados, bem como datas de aniversário, informações para contato e como o cliente prefere ser contactado (e-mail, Skype, Whatsapp, etc).

    Com essas informações será possível criar estratégias de contato personalizadas, como enviar um cartão na data de aniversário ou ligar quando chegar um item que aquela pessoa sempre consome, entre outros. Um vendedor de sucesso é aquele que tem o respeito e a simpatia de seus clientes, que é valorizado por eles por saber que o profissional não está simplesmente atirando para todos os lados.

    2 – Ser organizado

    É muito fácil se perder em meio a pedidos, viagens e a correria que é a rotina de um vendedor. Para evitar problemas ou deixar algum cliente na mão, é preciso se organizar. Mantenha todos os seus contatos em um só lugar e, de preferência, em um sistema simples, que você possa acessar de onde você estiver. Utilize uma agenda, seja em papel ou eletrônica, e sempre marque seus compromissos e tarefas importantes que deve fazer ao longo do dia. Além de ter a agenda, crie uma rotina de checar no início do dia ou na noite anterior, o que você tem a fazer. Organize seu tempo para que possa abrigar demandas urgentes.

    Se possível, utilize um aplicativo que possibilite organizar seus pedidos. Isso vai evitar que você perca formulário, por exemplo.

    3 – Follow up em tempo hábil

    Ao entrar em contato com o vendedor, o cliente espera uma resposta rápida. Para ele, quanto menos precisa esperar, mais satisfeito ele ficará. Por isso, nunca deixe seu cliente sem resposta. Se receber um e-mail, responda no mesmo dia. Se não conseguir atender uma ligação, retorne na primeira oportunidade. Se quiser ser ainda mais eficaz, separe uma hora do seu dia para retornar ligações e responder e-mails.

    4 – Bom senso é necessário

    Não abuse do relacionamento entre vendedor e cliente. Respeite o espaço do outro e priorize construir um relacionamento de longo prazo, ao invés de simplesmente realizar a venda a qualquer custo. Ligue em horários apropriados, trate o cliente com respeito, diminua as gírias e não use palavrões. Esteja sempre vestido de forma apropriada e não fique grudado nas redes sociais (por exemplo, tirando fotos ao final da reunião e postando no instagram).

    Essas são dicas básicas mas que podem levar a uma carreira de sucesso no mundo das vendas.

    Por Rafael Trapp, co-fundador e diretor de Marketing da Meus Pedidos, empresa que desenvolve ferramentas para melhorar a eficiência de representantes comerciais e equipes de vendas em todo país.

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