5 dinâmicas para vendedores: da motivação aos resultados

    A dica é evitar aqueles que exagerem no constrangimento aos funcionários, o que pode causar o efeito contrário. Abaixo, confira alguns exemplos que você pode colocar em prática

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    Os vendedores são a chave para a conquista de novos clientes. Por isso, eles precisam ter plena noção do valor oferecido pela empresa e de como a sua atuação é determinante para expandir os negócios. Neste artigo, explicamos a importância de desenvolver dinâmicas para vendedores e listamos cinco atividades para motivar sua equipe a bater as metas.

    Dinâmicas de grupo são atividades realizadas com várias pessoas, geralmente sob orientação de um profissional da área de recursos humanos. Essas atividades, que muitas vezes têm caráter lúdico e descontraído, servem para aumentar a integração entre os funcionários e entre eles e a empresa, mas também para melhorar a sua motivação.

    As dinâmicas de grupo também são utilizadas na seleção de profissionais, nesse caso com o preciso objetivo de identificar potencialidades nos candidatos que estão sendo avaliados. Outra situação comum em que as dinâmicas são usadas é na integração de novos colaboradores, visando apresentar a eles o ambiente da empresa e a sua cultura.

    Se você se esforçar, vai lembrar de ter participado de alguma dinâmica de grupo em uma empesa onde trabalhou. Ela teve o efeito que a empresa desejava? Você se sentiu mais motivado?

    É possível que a resposta seja não, porque algumas dinâmicas não são bem planejadas e acabam não cumprindo seu objetivo. Por isso, a dinâmica de grupo não deve ser encarada como um fim em si, e sim como uma maneira de alcançar resultados melhores.

    Por que fazer dinâmicas para vendedores?

    Tão importante quanto ter um produto de qualidade, com um bom custo-benefício, é ter uma equipe de vendas competente, confiante e motivada – e é aí que entram as dinâmicas de grupo.

    É claro que a premiação por metas alcançadas e comissão sobre cada venda realizada são as principais maneiras de motivar os vendedores. Afinal, quanto mais eles venderem, maiores serão seus rendimentos. Mas tudo o que puder ser feito para deixá-los ainda mais motivados é válido.

    Além da questão anímica, as dinâmicas ajudam a equilibrar o esforço para alcançar os melhores resultados entre o estímulo financeiro e a satisfação de fazer parte da empresa.

    Pense bem: você prefere um vendedor que faz de tudo para convencer o cliente a comprar apenas porque quer ganhar mais dinheiro ou um que leva em consideração também a cultura da empresa e a necessidade do consumidor em cada abordagem de venda?

    Benefícios da dinâmica para vendedores

    • Maior satisfação dos funcionários
    • Melhor relacionamento entre a equipe
    • Conhecimento dos diferentes perfis
    • Desenvolvimento de lideranças
    • Melhora na motivação e produtividade.

    Existem inúmeros tipos de dinâmica que você pode organizar – o limite é a sua criatividade. A dica é evitar aqueles que exagerem no constrangimento aos funcionários, o que pode causar o efeito contrário. Abaixo, confira alguns exemplos que você pode colocar em prática.

    1. Dinâmica para autoconhecimento

    Apresente aos participantes a bandeira de alguns países e explique a relação entre elas e a história ou cultura daquela nação. Na bandeira do Brasil, por exemplo, o verde representa as matas; o amarelo, as riquezas; o azul, os rios e o céu; o branco, a paz; e as estrelas, os estados.

    Então, distribua folhas e materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, etc.) e peça para cada vendedor fazer uma bandeira que represente a si mesmo, usando formas, cores e frases, se desejarem. Você também pode vincular a tarefa a perguntas, como “qual seu maior desejo?” ou “o que você gostaria de mudar em si próprio?”.

    No final da atividade, cada participante mostra sua bandeira e fala sobre ela. O objetivo é desenvolver o autoconhecimento e possibilitar que todos conheçam melhor uns aos outros.

    2. Dinâmica de motivação

    Vendedores geralmente são ótimos contadores de história. Nessa dinâmica, você vai estimular esse lado, pedindo para que cada um conte qual foi a sua maior realização profissional nas vendas. Pode ser o maior valor, o maior desafio, enfim, qualquer coisa que tenha sido especial para o vendedor.

    Após os relatos, cada participante ganhará um prêmio pela sua realização. Mas o fundamental é que você comente cada história e incentive que outras pessoas também façam comentários, identificando quais qualidades podem ser reconhecidas a partir dos relatos. É uma ótima maneira de aumentar a autoestima dos vendedores.

    3. Dinâmica de desenvolvimento

    Cada participante escreve, em uma folha, a resposta para a seguinte pergunta: “Qual a maior dificuldade que você encontra para trabalhar com esse grupo e nessa empresa?”. Para que as respostas sejam mais sinceras, não é necessário assiná-las.

    As folhas são distribuídas aleatoriamente e lidas em voz alta. Em um primeiro momento, os participantes tomam conhecimento de fatores que desmotivam seus colegas, dos quais talvez não fizessem ideia. Mas a parte mais importante é que todos se manifestem (inclusive o gestor) comentando cada resposta, pensando em maneiras de melhorar o trabalho em equipe e superar as dificuldades.

    4. Dinâmica para descontração

    Brincadeiras simples também têm o seu valor, pelo simples fato de possibilitar aos colaboradores um momento de relaxamento e risadas. Você pode organizar o desafio da mímica, em que cada participante recebe um tema (podem ser conceitos, objetos, situações, etc.) e tenta representá-lo apenas com mímicas.

    Se são muitas pessoas, fica mais divertido separar os participantes em grupos. Essa dinâmica, além de descontrair o ambiente, serve para estimular a comunicação não verbal e a criatividade entre os membros da equipe de vendas.

    5. Dinâmica para trabalho em equipe

    Para essa última dinâmica, você vai precisar de um saco gigante, que pode ser adquirido em lojas de venda de tecido por quilo. Você vai pedir que todos os participantes entrem no saco e impõe o desafio de percorrerem determinado percurso. Para que esse desafio seja superado, o grupo precisará bolar uma estratégia e coordenar todos os movimentos.

    Parece uma brincadeira boba, mas os participantes perceberão a importância da interdependência e do trabalho da equipe, além do respeito às diferenças (tipo físico, idade, etc.) e diálogo e para encontrar a melhor estratégia.

    Motive a equipe de vendas

    Quer melhorar os resultados de venda da sua empresa? Aproveite as dinâmicas de grupo, enxergando-as como oportunidades para melhorar a motivação, satisfação e interação entre os vendedores.

    Fonte: ContaAzul

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