Como escolher um ponto comercial para sua franquia

    A escolha do ponto é uma das etapas mais importantes no processo de implantação de uma franquia

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    Localização

    A escolha do ponto comercial pode significar o sucesso ou o insucesso de um negócio e para avaliar corretamente o empreendedor precisa se cercar de alguns cuidados que envolvem questões legais, financeiras e estratégicas.

    É preciso verificar primeiramente se não há impedimento legal para a abertura do negócio pretendido no local desejado e providenciar as licenças necessárias para a sua instalação. Mesmo tendo a assessoria da franqueadora para a escolha do ponto, a responsabilidade para o cumprimento de todas as exigências e a obtenção da autorização de funcionamento caberá ao franqueado.

    Financeiramente será fundamental analisar se o preço do aluguel é compatível com o plano de negócio da franquia e analisar o tempo de vigência e as condições para a renovação do contrato, uma vez que o franqueado investirá tempo e dinheiro na reforma do ponto para adequá-lo ao  projeto arquitetônico definido para a rede.

    Não menos importante será a verificação da adequação do ponto ao público-alvo da franquia, levando em consideração seus hábitos de consumo, os horários de funcionamento da empresa, o fluxo de pessoas, as lojas próximas e a facilidade de acesso ao local.

    Devido à sua experiência, as franqueadoras costumam incluir no suporte oferecido à rede a assessoraria para a escolha do ponto, utilizando, cada vez mais, ferramentas de geomarketing que as auxiliam na sugestão dos pontos mais indicados.

    Auxílio do franqueador para a escolha do ponto

    Na elaboração do plano de expansão da franquia as empresas franqueadoras estimam o número de unidades que serão abertas por município, definindo o território exclusivo de atuação de cada uma delas.

    Para o comércio, a escolha do ponto representa um fator crítico para o sucesso do negócio. E a experiência da franqueadora se torna fundamental para auxiliar os franqueados a abrirem suas unidades nos locais onde o esforço de marketing seja menor e onde as características do ponto sejam mais adequadas ao perfil de seus clientes potenciais.

    Atualmente, para facilitar a visualização dos melhores pontos para seus modelos de negócio as franquias, após definirem o público-alvo para seus produtos e serviços, têm à sua disposição ferramentas de geomarketing que disponibilizam informações segmentadas sobre o mercado em forma de mapas digitais. Esse levantamento, que pode ser feito pela própria franqueadora ou terceirizado para empresas especializadas no uso dessas ferramentas, servirá para indicar os melhores locais para a abertura das unidades.

    O auxílio do franqueador, para ser efetivo, precisará aliar a visibilidade e adequação do ponto ao público-alvo da franquia a outros fatores também fundamentais para o franqueado, como o tamanho, os valores e as questões contratuais. Para isso ele terá que conhecer muito bem o negócio que está franqueando, a legislação vigente e ter capacidade para negociar, especialmente nos shopping centers.

    Fonte: Sebrae

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