Saiba como usar as datas comemorativas para vender mais no e-commerce

    Os consumidores, principalmente nas datas em que o comércio tem muito movimento, tem sido atraídos pela rapidez e comodidade das lojas virtuais

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    As datas comemorativas também são responsáveis pelo aumento de vendas para estabelecimentos de e-commerce. Em levantamento feito pela consultoria e-bit foi revelado que em 2011 as vendas das lojas virtuais cresceram 15% no período do Dia dos Namorados, quando comparado com o mesmo período de 2010. Logo, o comerciante virtual deve investir na data, utilizando ferramentas específicas para promover sua loja, como o e-mail marketing e hotsite.

    Confira abaixo um pouco de cada um:

    Email marketing

    Permite o envio de newsletters, promoções e comunicados personalizados, disponibilizando também relatórios que indicam quantas pessoas se interessaram pelos e-mails, mostrando a eficiência de divulgação.

    Hotsite

    É um mini site que tem como objetivo dar enfoque em uma estratégia de comunicação e marketing pontual e específica. Diferencia-se de um website por ter um curto tempo de vida útil (promoção rápida ou períodos específicos).

    Deve ter layout criativo, objetivo, ser bastante visual, para que o cliente bata o olho e já entenda parcial ou completamente sobre o que se trata.

    Deve sempre ser rápido e acessível, disponibilizando os destaques para o período da promoção, com texto enxuto, já que consumidor virtual que tem pouca paciência para esperar páginas com conteúdos pesados.

    Dicas importantes

    • Vale a pena lembrar que as ofertas devem ser diferenciadas, pois preço competitivo a internet em si já oferece;
    • Invista em um processo de vendas rápido: desde a visualização do produto (imagens e textos – de preferência personalizados, não somente o que o fabricante dispõe), até a seleção no carrinho de compras e a finalização do pedido;
    • Para destacar-se da concorrência, vale oferecer frete grátis (seja para qualquer compra ou para compras acima de um valor X);
    • Diversificar os métodos de pagamento, incluindo PayPal, PagSeguro e parcelamento pode ser um motivo para o consumidor decidir pela sua loja;
    • Ofereça várias formas de entrega. Muitas vezes, o cliente abandona o carrinho pela demora na entrega. Por isso, dispor métodos de entrega mais rápidos, ainda que algumas vezes seja mais caros, agrada o cliente, que muitas vezes procura o produto de última hora;
    • Ofereça a opção de embalagem para presente e cartão (com opção de o cliente escrever um curto texto personalizado a ser impresso nele). Em datas especiais, vale à pena investir em embalagem e cartão diferenciados;
    • Mande, para todo cliente que finalizar uma compra pela primeira vez, um mini cartão de agradecimento, dando boas vindas à loja virtual. Se for um cliente que já efetuou compras antes, mande um agradecendo a preferência;
    • Brindes, por mais simples que sejam, fidelizam o cliente. Um mimo simples ou um cupom com código de desconto para próxima compra são boas opções.

    Fonte: Sebrae

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