Totvs lança pacotes com novas experiências multicanais para o varejo

Companhia quer incentivar a experimentação de tecnologias e ajudar as empresas a iniciarem sua jornada de transformação digital para atender às expectativas de um público hiperconectado

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Com o propósito de ajudar as empresas do varejo a iniciarem sua jornada de transformação digital, a Totvs estruturou pacotes do que ele batizou de “Experiências para o Varejo”, que mostram como as tecnologias podem atuar isoladamente ou em um grande conjunto integrado, em função de uma nova vivência, tanto para o varejista quanto para o vendedor e o consumidor. A companhia apresenta as soluções no Latam Retail Show 2017, que vai de 29 a 31 de agosto, em São Paulo.

Apesar de mostrar diversas possibilidades, a visão da Totvs é que a jornada de transformação digital do varejo deve começar com pequenos passos. Iniciativas localizadas, com escopo bem definido, e aplicadas em um conjunto menor de clientes e lojas, permitirão avaliar o impacto das estratégias digitais sem provocar alterações em larga escala na empresa. “É um processo de aprender e adaptar à medida em que se vai conhecendo o comportamento e as respostas do cliente. Por isso criamos pacotes de soluções que combinam diferentes tecnologias com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor, do gestor da loja e do vendedor e facilitar essa experimentação”, comenta Ronan Maia, vice-presidente de distribuição e varejo da Totvs.

Confira abaixo as experiências que a companhia apresentará no evento:

1 – Experiência de Click & Collect + Locker

Realizar a compra em qualquer ambiente digital (seja no e-commerce, pelo desktop, celular ou por um aplicativo) e programar a retirada em uma loja física já é uma grande evolução para as redes varejistas no Brasil. Agora, além desse recurso, a Totvs lança a possibilidade dessa retirada ser em um locker —armários seguros, que podem ser colocados estrategicamente em diferentes pontos, de um posto de gasolina a um minimercado. O cliente escolhe o locker mais próximo e recebe uma ativação de código de segurança para a retirada do produto. Além de vivenciar a união dos ambientes digital e físico, abre-se uma nova experiência ao consumidor, com maior comodidade e rapidez.

2 – Experiência de compra no Facebook via chatbot ou atendimento personalizado

Hoje, o consumidor quer se relacionar com a marca em todos os canais, inclusive pelos aplicativos de conversas instantâneas. Usando a tecnologia de chatbot plugada ao e-commerce Ciashop by Totvs, o cliente pode tirar dúvidas, ver ofertas e até comprar pelo Messenger, do Facebook, ou pelo WhatsApp. Se o consumidor optar por falar com um atendente, basta apertar um botão, que a tecnologia o direcionará para um contato humanizado.

3 – Experiência de display commerce + Gôndola infinita

De dentro da loja, o cliente vivencia os benefícios do ambiente virtual. Diante de alguns produtos estratégicos, um display commerce mostra mais conteúdos e informações, assim que essas mercadorias são retiradas na prateleira. Esta mesma tela traz a vivência do conceito de gôndola infinita, pois é possível comprar por lá mesmo qualquer produto, inclusive os que não estão na loja. O consumidor navega pelas informações, podendo fazer toda a compra e agendar a entrega do produto (em casa ou em um locker) ou chamar o vendedor para que ele finalize o processo por meio de um PDV móvel.

Além disso, uma vitrine de recomendação personalizada faz sugestões de produtos que possam interessar àquele usuário. A responsável por isso é a Carol, plataforma de dados e inteligência artificial da Totvs, que cruza diversas informações sobre históricos de navegação, carrinhos abandonados, redes sociais, entre outras, para oferecer itens com base nas preferências do consumidor.

Esta experiência traz ainda um benefício extra ao varejista e ao fabricante: o armazenamento e monitoramento dos dados de movimentação versus a conversão desses produtos ligados ao display commerce. Tais informações permitem um refinamento das estratégias de colocação das mercadorias na loja e até mais entendimento do comportamento e perfil de cada consumidor.

4 – Experiência de Loja sem caixa com Machine Learning

Com um PDV móvel, a loja para de ocupar espaços com caixas e passa a utilizá-los com produtos ou outros meios para atrair o consumidor. Com este recurso, o vendedor consegue fazer todas as operações de rotina, com o diferencial de oferecer ao cliente um atendimento com a sensação de exclusividade, com conforto e sem filas, feito por um único funcionário. O sistema também é plugado a inteligência artificial Carol e faz recomendações para o vendedor sugerir àquele cliente especificamente, no momento da compra.

5 – Experiência de aplicativo com mobile commerce

Todas as interações do cliente com a marca são integradas, seja no e-commerce pelo computador, pelo celular ou se ele tem o aplicativo da loja instalado, as suas informações transitam igualmente em qualquer plataforma. Dessa forma, é possível iniciar um carrinho pelo app, Chatbot ou atendimento humanizado pelo WhatsApp, e finalizar a compra pelo desktop, por exemplo, com acompanhamento do pedido em qualquer um dos canais.

O cliente também pode optar pela modalidade de autoatendimento, com o Pick and Go — de dentro da loja e com o aplicativo da marca —, ele faz a leitura do código de barras do produto, o pagamento online e ainda manda imprimir o seu cupom fiscal. A compra é concluída sem a intervenção de nenhum vendedor.

Todas essas experiências integradas estão em funcionamento na loja-laboratório Omnistory, em parceria com o Grupo GS& Gouvêa de Souza, no Shopping Villa Lobos em São Paulo. A Totvs é a principal parceira da iniciativa e atua no eixo de tecnologia da loja, dando vida a novas e inéditas experiências de compra para os clientes. O projeto representa um verdadeiro showroom da capacidade exponencial dos produtos da desenvolvedora.

Fonte: ComputerWorld

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