13 startups que estão mudando o varejo no Brasil

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A tecnologia é protagonista na área do varejo e é amplamente utilizada para agilizar transações, organizar finanças, conhecer clientes e melhor atendê-los. A inteligência artificial, machine learning e realidade virtual são exemplos de inovações utilizada por empresas que revolucionam o varejo e aumentam a efetividade de quem vende no mundo: seja melhorando a gestão de loja, reduzindo custos ou alcançando clientes de novas maneiras.

Selecionamos 13 startups retailtechs – ou seja, que mudam o varejo como conhecemos, com soluções inovadoras que afetam os varejistas e consumidores em diversos segmentos e funcionalidades. Vamos falar melhor do assunto na maior conferência do Brasil para tecnologias associadas à área do varejo e do e-commerce – você pode conhecer essa conferência aqui.

Conheça-as:

Luckro

Uma rede social para marcas, fornecedores e varejistas. É a ponte que conecta estes profissionais a encontrarem melhores oportunidades: o varejista pode fazer cotações e solicitar produtos, o vendedor comunica promoções e encontra novos clientes, e as marcas podem fazer pesquisas sobre a venda de seus produtos direto com a fonte.

MarketUP

O MarketUP é um sistema de gestão para micro e pequenas empresas gratuito, que oferece ferramentas de gestão de finanças, estoque e vendas para lojas físicas e virtuais.

MovPrime

A MovPrime faz um showroom e tour virtual, imersão do cliente com óculos de realidade virtual e fotos 360º integrado com uma gestão financeira, marketing e CRM para vendas de móveis e decorações.

Risu

Oferece cupons de descontos de lojas parceiras e uma porcentagem de cada compra é doado para ONGs e causas sociais da escolha do cliente.

Cliente Fiel

O Cliente Fiel cria um aplicativo de delivery para restaurantes, já com programa de fidelidade. Ao fazer o pedido pelo aplicativo, o cliente acumula pontos, convida amigos e têm vantagens exclusivas. Os benefícios atraem o cliente, que fará o pedido pelo aplicativo do restaurante e não por intermediários de delivery em que o restaurante paga por pedido realizado.

Neurologic

A Neurologic traz uma assistente virtual inteligente que automatiza o atendimento digital, de forma humanizada. O produto traz três aplicações diferentes: SAC (atendimento ao consumidor automático e 24 horas por dia), cobranças e renegociação de dívidas, e e-commerce (cria um canal de vendas para a loja virtual, funcionando como uma assistente de compras).

Meerkat

A Meerkat oferece soluções em visão computacional, como reconhecimento facial e contagem de pessoas. Com a ferramenta, é possível saber quantas pessoas entraram e saíram de sua loja, avaliar fraudes em controles de acesso e sistema de reconhecimento facial, e detectar logos e placas em imagens.

Shopback

A empresa traz soluções para sites, aprendendo e modificando a experiência do usuário para retê-lo. Há ferramentas para captação de leads, recomendação de produtos na vitrine (semelhantes aos pesquisados), alertas de quantidade de produtos do estoque, entre outros. A Shopback recupera carrinhos em que a compra não foi realizada e faz notificações no Facebook lembrando o cliente da compra, por exemplo.

iaiNet

O iaiNet transforma o wifi em uma forma de se conectar com clientes. A empresa cria uma rede de internet para o lojista, outra para os consumidores. Para conectar-se na rede pública dos consumidores, estes acessam com suas redes sociais, divulgando o estabelecimento e criando um canal de relacionamento direto que possibilita ações de marketing digital mais assertivas. A conexão com as redes sociais permite que o estabelecimento conheça os próprios clientes e envie mensagens direcionadas, de promoções até felicitações de aniversário

Microlocation

A Microlocation é uma plataforma de marketing de contexto e localização. Ao fixar dispositivos que transmitem dados via bluetooth, ela identifica e alcança consumidores fora de um estabelecimento, realizando relatórios e mapas de calor com as áreas mais acessadas. Ao alcançar clientes dentro e fora do estabelecimento, a Microlocation possibilita a implementação de promoções e outras “call to action”, incentivando novas conversões.

Testr

A Testr é uma ferramenta que testa a usabilidade de sites e sistemas corporativos. A ferramenta cria um roteiro de tarefas e grava os usuários (que fazem parte do público-alvo) usando o produto a ser avaliado, que indica se a tarefa foi fácil ou difícil de ser executada. O cliente recebe os vídeos do teste de usabilidade e relatórios com os resultados.

Konduto

A Konduto avalia o comportamento de consumidores em lojas virtuais, desde onde encontraram o e-commerce, até o comportamento dos clientes na compra. A avaliação dos consumidores passa desde a análise de redes sociais, velocidade e identificação de IP.

BeBlue

Quando um consumidor compra em uma loja na BeBlue, ele automaticamente recebe uma parte do valor (a ser definida pela loja) de volta. Para comprar, é necessário informar apenas o CPF na hora de pagar. O saldo recuperado pode ser transferido para outras pessoas na BeBlue e utilizado para fazer novas compras nas lojas parceiras. O cliente acaba naturalmente se fidelizando, pois acumula saldo e o gasta apenas nas lojas específicas.

Fonte: SBVC

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