Há produtos e serviços que vendem mais em uma determinada época do ano. Para entender melhor o processo, tomemos o exemplo de um restaurante suíço, especializado em fondues. É natural que os negócios vão muito bem durante o inverno e que se obtenham lucros formidáveis ao longo da estação – a sazonalidade positiva, nesse caso.
Mas, se os gestores não se prepararem para a longa “barrigada” nas vendas durante a primavera e o verão, poderão enfrentar sérios problemas na administração – aí, temos a sazonalidade negativa.
No caso do fondue, a sazonalidade é influenciada por fatores climáticos. Além disso, os picos e quedas nas vendas podem ser motivados por datas comemorativas (Natal, Dia das Mães, etc.), grandes eventos (Copa e Olimpíadas) e crises econômicas.
Pensando em ajudar empreendedores que vendem produtos e serviços sazonais, a Endeavor e o Sebrae criaram o e-book grátis “Planejamento de vendas inteligente – um guia para vender mais na hora certa”.
O livro traz, resumidamente, as dicas abaixo.
1. Revendo o passado
Entenda a sazonalidade do seu produto ou serviço e saiba como direcionar seus recursos para aproveitar os picos de venda.
2. Planeje o crescimento
Veja como o fluxo de caixa, o gerenciamento de estoque e um plano de marketing podem alavancar sua empresa.
3. Coloque todo mundo na mesma página
Saiba quais processos sua empresa pode estabelecer para manter toda equipe alinhada e quais os maiores erros dos empreendedores nessa etapa.
4. O pós-venda e o recomeço do ciclo
Descubra como manter e explorar os novos clientes que entraram em contato com a empresa nesse período e se preparar para o próximo pico de vendas.
Fonte: PEGN