Não importa qual empresa, nem qual segmento, todos querem aumentar as vendas. Ainda mais em período de crise. Por isso, o primeiro comitê de 2017 da Amcham São Paulo abordou o tema estratégias de vendas. Com o tema “Geração de Leads | Como despertar o interesse do consumidor?”, especialistas contaram o que fazem nas suas empresas para conseguir vender mais.
Rafael Alexandre, Inside Sales Manager da Resultados Digitais contou, em entrevista a Amcham, os quatro passos que usa para aumentar as vendas de seus clientes.
1º Passo: Seja interessante para o seu cliente
– Crie a sua persona
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. O conceito se baseia em dados prévios sobre comportamento e características.
– Garanta que o cliente encontre no seu site o que ele procura
Gerar conteúdos de qualidade e com aplicação prática pode ser uma boa sacada para conseguir mais visitas no site.
– Garanta presença nas mídias sociais onde sua persona estiver
As estratégias de divulgação podem incluir outras mídias, mas é importante que a empresa esteja bem posicionada nas redes sociais.
– Invista em outros canais de aquisição, mas concentre o tráfego para o seu site
A partir de uma estratégia bem definida, vale a pena investir em propaganda no Google e no Facebook, mas sempre com o objetivo de levar o potencial cliente ao seu site.
– Faça um bom trabalho de SEO
SEO é a sigla para “search engine optimization”, ou seja, é a melhora de seu rankeamento em sites de busca. Estar na primeira página do Google é importante para vender mais.
2º Passo: Tenha informações de quem te visita
Quando alguém vai a internet, faz uma busca e acha um resultado, presume-se que aquela pessoa está interessada pelo assunto. Se o seu conteúdo for bom, é recomendado que se peça algumas informações para o visitante. Por exemplo, escrever um e-book e distribuí-lo em troca de informações como email e hábitos de consumo pode ser uma boa forma de saber mais sobre o possível cliente e aumentar sua base de contatos.
3º Passo: Relacione com o seu lead
Depois de conseguir informações e contato com o lead, é hora de iniciar a venda. Este é o processo mais importante. Nesta etapa, é bom manter contato frequente, principalmente via e-mail, mas não encha a caixa de entrada com conteúdo e informações que não lhe interessam. Para saber o que lhe interessa, analise o comportamento no site: a página que mais visita, o tipo de conteúdo que busca, etc. Desta forma, cria-se um bom ambiente para fazer a venda.
4º Passo: Análise
Este é o passo para saber o que deu certo e o que não funcionou. Analise os resultados das páginas de captura e tenha dados que te ajudem a mensurar o retorno sobre o investimento (ROI). Também é importante começar a buscar ferramentas que automatizem este tipo de análise.
Fonte: Amcham Brasil